domingo, 15 de junho de 2014

Semi-Extensivo (Cursinho): UFG 2008

Polêmica prova da UFG 2008. Ainda hiper atual.

Link para DOWNLOAD

GABARITO:

81 - E
82 - D
83 - B
84 - A
85 - A
86 - B
87 - C
88 - E
89 - D
90 - C

III anos - Text: Cashback (Dialogues / Screenplay)

Material trabalhado em sala de aula. Diálogos / Roteiro do curta-metragem "Cashback".

Link para DOWNLOAD

 Vídeo completo no Youtube

Semi-Extensivo (Cursinho): ITA 2014

Material trabalhado com as turmas de semiextensivo/ENEM. ITA 2014.

Link para DOWNLOAD

Gabarito comentado (via Colégio Objetivo): link para DOWNLOAD

 

Semi-Extensivo (Cursinho): UNB 2013-2

Material trabalhado com as turmas de Semiextensivo e ENEM.

UNB 2013-2

Link para DOWNLOAD


GABARITO:
 
01 - E
02 - C
03 - C
04 - E
05 - E
06 - E
07 - E
08 - E
09 - E
10 - C
11 - C
12 - C
13 - E
14 - C
15 - C
16 - E
17 - C
18 - E
19 - E
20 - E
21 - E
22 - C
23 - E
24 - E
25 - C
26 - C
27 - E
28 - C
29 - C
30 - C

III anos - Text: Jason Dale Bolton

Material trabalhado com as turmas de III ano.

Link para DOWNLOAD da atividade


terça-feira, 20 de maio de 2014

III anos - Text: Phoebe Prince

Texto trabalhado com as turmas de III ano. Tema/Ciclo: Bullying. "Phoebe Prince era uma garota irlandesa recém chegada na escola de South Hadley..."

Link para DOWNLOAD do material

Vídeo relacionado:

Mundo ao Contrário: Heterofobia (Bullying e suas consequências)

Semi-Extensivo (Cursinho): ENEM 2011 / 2012

Material trabalhado com as turmas de semi-extensivo e ENEM.
Provas do ENEM 2011/2012



Link para DOWNLOAD


GABARITO:

09 - B
10 - D
11 - A
12 - D
13 - D
14 - B
15 - B

Vídeo Relacionado: 
Sinead O'Connor - War (Bob Marley)

domingo, 11 de maio de 2014

Diário de Bordo: 05 - 10 de maio de 2014

2014.05.05
A semana começou com estômago fraco, febre e ausência na escola. Péssimo: o conteúdo fica desregulado (uma turma passa a não acompanhar as outras), cria-se uma tensão entre direção/professor uma vez que a escola passa pela dificuldade de achar um substituto em cima da hora, e a consciência pesa um tanto.

À tarde, um pouco melhor, forcei um ensaio com os Expression Boys. O medo de sempre de que nada dê certo ou de que o tempo pra ensaiar devidamente seja curto. Meia década fazendo isso ainda não me dá uma segurança... quem se importa?

À noite, a febre e o corpo fraco cobraram seu pedágio. Não consegui ir à faculdade. Dormi às 20h30, exausto.


2014.05.06
Terça-feira acordei bem menos indisposto. Ainda bem, pois é um dos dias mais pesados da semana. Não pelas turmas, que são tranquilas, mas pela correria.

A manhã no Expressão foi suave. I D, II B e A.
Saindo do colégio uma aluna passando mal na secretaria. Acho que nunca vou me acostumar a ver alunxs assim. São pessoas que vejo sempre bem dispostas, bem humoradas em sala de aula. Sofro um tanto quando qualquer coisa desse tipo acontece.

Tarde apressada. São três aulas, uma em cada prédio, cada prédio em um bairro. Dá tempo de passar em casa, tomar um banho e correr pra faculdade. E dessa vez, tive esse tempo reduzido: tive que elaborar uma prova e enviar para o CPD do colégio antes de ir embora. :/

2014.05.07
Manhã que, pra mim, vai ficar marcada.

Andei conversando com alguns colegas de trabalho que admiro muito. Professores e professoras conhecidxs, respeitadxs e que considero como ídolos. O conselho é o mesmo: volte à sua essência. Respeite seus princípios. Cuide-se. Dinheiro só vale se te faz feliz, se te faz bem.

Talvez seja hora de admitir que ando tentando dar passos maior que minhas pernas. Tudo tão óbvio quanto saber que o dia tem 24h e eu tenho dormido/descansado por apenas 5h, se tanto. Que tenho deixado de aproveitar os finais de semana pra descansar. Que eu me prometi há bem uns 15 anos que eu só iria onde tem quem queira me ver. 

A minha matemática é simples: grande quantidade de alunxs parece não apreciar minha presença, peço as contas.

Não são crianças. Não acredito nessa coisa de "ah, mas é questão de você se adaptar". Penso o mesmo, inclusive a respeito dxs colegas da faculdade. A diferença é que na faculdade, supõe-se, estão ali por vontade própria. Ou seja, não estão satisfeitos? É só sair, mudar de curso... (por favor).

Em escola não funciona bem assim... os pais e mães é quem decidem. À nós, professorxs, a responsabilidade de "criar", "dar educação e respeito", "entender a crise, os problemas, a 'fase difícil'" que uns/umas e outrxs estão passando... 

Eu não me importo. Posso ser parceiro, companheiro, compreensível. Mas me pedir pra ser autoritário, não dá. Posso respeitar vontades, desejos e até caprichos. Autoridade?! Mesmo? As pessoas estão carentes de autoridade? Não é possível...  ter que cercear, limitar, podar a liberdade para que as coisas funcionem?! Quanto atraso... 

Você compra um ingresso para uma sessão de cinema. Durante a exibição, alguém começa a atrapalhar, falando alto e fazendo algazarra. Você se sente prejudicado porque quer prestar atenção no filme. O primeiro pensamento que vem à cabeça de muitos é "cadê a autoridade que não vem tirar esse cidadão daqui?!". O meu pensamento não é esse. Eu penso "putz... como alguém consegue atrapalhar os outros? Pra que pagou pra entrar aqui? É muito egoísmo".

Escola é a mesma coisa... 

Acho que vou sair e ver o filme depois. Ou em outro lugar. Ou não vê-lo.

2014.05.08
Frac Unidade II. Aulas depois de uma semana sem vê-los por conta do feriado. Conteúdo atualizado. Espero conseguir conscientizar algumas turmas de que vestibulares estão à espreita. Há que se preparar, galere...

Mais um dia corrido: três aulas à tarde. Expressão -> Nova Dimensão -> Expressão... com a impressão de que passo mais tempo dentro do carro que em sala de aula. O clima quente da cidade não ajuda.

Noite: aproveitei que não teria aula na faculdade para comprar umas balinhas. Na sexta-feira tem a visita à Usina de Corumbá e o passeio no Hot Park. Sempre divertido.

2014.05.09
Acordei às 4h40 para ir pro Expressão. Passeio clássico com as turmas de I ano. Usina de Corumbá e Hot Park.

Estava hiper cansado, ainda com um pouquinho da febre e preocupado com uma série de coisas. Deixei tudo em Goiânia. Elxs merecem o melhor de mim nessas ocasiões. Tentei. Juro que tentei. Espero ter agradado.

O dia passou muito rápido. Creio que ficamos mais próximxs. Isso só pode ser bom. A farra, as brincadeiras, o bom humor, a comunhão que momentos simples proporcionam.

Na volta, para o meu desespero, uma aluna passou muito mal.  Minha ficha ainda não caiu, acreditam? Eu não consigo NÃO me envolver. Nem me acostumar. Elxs passam mal, eu também.

Chegando na escola, a família dela veio buscá-la. Tudo bem? Não sei. Não dormi direito porque fiquei pensando nisso o tempo todo. O bem estar das pessoas está além do que eu posso fazer. Nada sou.

2014.05.10
Prova pela manhã me impediu de dar aula para minhas turmas de sábado no Nova Dimensão. Turmas pequenas, corações gigantes. Acho que sim, acho que sim.

À tarde, minha mãe chegou de Porto Alegre. E recebi para um breve ensaio em minha casa uma pessoa que tenho como amigo. Novamente, obrigações de lado, a tarde correu tranquilamente.

Perdi uma festa pra qual não fui chamado. E...?

O estresse e o cansaço físico pegando pesado, dormi novamente por volta das 22h.


"Ouvi sua angustia
Ouvi seu coração chorar
Estamos cansados, estamos exaustos, mas não estamos acabados
Largue suas correntes, até que só a fé permaneça
Largue suas correntes

Emprestem suas vozes somente para sons de liberdade
Não emprestem mais sua força para as coisas das quais desejam se livrar
Encham suas vidas com amor e coragem
E vão viver uma vida incomum"

Semi-Extensivo (Cursinho): ENEM 2010 / 2011

Textos trabalhados em sala de aula com as turmas de semiextensivo e ENEM.


Links para download

GABARITOS:

2010
91 - E
92 - A
93 - D
94 - C
95 - D

2011
91 - E
92 - E
93 - D
94 - B
95 - D

III anos - Text: Fred Phelps / Jair Bolsonaro

Texto trabalhado com as turmas de III anos.

Link para DOWNLOAD

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Semi-extensivo (Cursinho): UFG 2010-2

Prova trabalhada em sala de aula nas turmas de semiextensivo/ENEM: UFG 2010-2.

Vídeo da música "Wouldn't it Be Loverly?"

Link para DOWNLOAD do caderno de provas completo


GABARITO:

81 - B
82 - A
83 - E
84 - D
85 - B
86 - A
87 - C
88 - D
89 - C
90 - E


terça-feira, 6 de maio de 2014

III anos - Text: Matthew Shepard

Texto trabalhado com as turmas de III ano. Matthew Shepard era um jovem de futuro brilhante que teve sua trajetória interrompida de forma bruta e estúpida.


Link para DOWNLOAD

GABARITO:


05 - A
06 - E
07 - B
08 - A

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Semi-Extensivo (Cursinho): UFG 2009-1

Prova completa trabalhada em sala de aula essa semana com as turmas de semiextensivo (cursinho). UFG 2009-1


Link para DOWNLOAD

GABARITO:

81 - A
82 - A
83 - C
84 - E
85 - A
86 - B
87 - A
88 - B
89 - D
90 - E

III anos - Texto: Gay Marriage / Casamento Gay

Texto trabalhado com as turmas de III ano. Gay Marriage / Casamento Gay.

Link para DOWNLOAD do texto

Material de referência:

 


sexta-feira, 18 de abril de 2014

Diário de Bordo: 1º - 17 de abril de 2014

Muita coisa rolou nos últimos 15 dias.

A falta de tempo me fez tirar as piores notas até agora na faculdade. Previsível, mas não me acomodo. O pouco tempo livre que me resta está tomado pelo excesso de provas, avaliações e atividades impostas pelos colégios. Há momentos em que acho que é tudo muito exagerado e cruel tanto para nós professores quanto para quem estuda.

Tudo ficou cinza e triste com a morte de uma grande amiga. E eu que me acho muito forte ou insensível, me vejo em sofrimento e dor com essa perda. É estranho.

"Já não sei dizer
Se ainda sei sentir
O meu coração
Já não me pertence
Já não quer mais
Me obedecer
Parece agora estar
Tão cansado quanto eu"

Manter o sorriso no rosto durante as aulas têm sido um esforço. Sei bem que uma fatia grande da minha vida deve ser deixada do lado de fora das salas de aula, de preferência trancada, acorrentada, amordaçada e vendada. Já em casa... já na vida...

Nas escolas, quanto ao andamento das aulas, o bonde segue sua nau. Depois de três meses, chegamos ao fim do I bimestre (oi?). E já nos conhecemos melhor, alunxs e eu. Aquele estranhamento inicial, em especial dxs novatxs, passou. Começa agora a parte que me interessa e apraz: confiança, amizade, lealdade... e juntos vamos construindo aos poucos o futuro. De ambas as partes.

Dada a falta de tempo e a melancolia dos últimos dias (meses?), tenho atrasado um pouco as publicações no blog. Mas fico feliz quando alguém pergunta/comenta em sala de aula sobre as atualizações. Fora a quantidade de acessos (controlo pelas estatísticas do site). Estar em contato direto com vocês fora da sala de aula, contribuindo com material e apoio, é fundamental. E tem sido gratificante.

Não vou escrever muito hoje porque são dias de chumbo. Escuros e pesados. E meu riso tem sido forjado, acho. Talvez em breve eu volte a ser quem eu sou, ou quem eu era. Nunca saberei. Nunca saberão. Nunca saberemos/caberemos.


quarta-feira, 16 de abril de 2014

Semi-Extensivo (Cursinho) - Fuvest 2012 / 2013 (I e II fases)

Provas trabalhadas com as turmas de semiextensivo/cursinho. Fuvest 2012 e 2013 (I e II fases).

Links para DOWNLOAD:

  
GABARITOS:

2012 - I fase

53 - B
54 - D
55 - A
56 - E
57 - C

2013 - I fase

86 - C
87 - A
88 - E
89 - B
90 - D

III ano - Text: The Way He Looks / Hoje Eu Quero Voltar Sozinho

Material trabalhado com as turmas de III ano.

"The Way He Looks / Hoje Eu Quero Voltar Sozinho"
 link para DOWNLOAD

Extras:

Trailer do filme:

Curta-metragem (17min) base para o filme:

Semi-Extensivo (Cursinho) - UEG 2013-1 (Obama / Carnival)

Prova da UEG 2013-1 trabalhada com as turmas de semiextensivo.

Link para DOWNLOAD


GABARITO:

01 - B
02 - C
03 - A
04 - A
05 - A
06 - C

domingo, 6 de abril de 2014

III ano - Activity: Kill Bill

Atividade trabalhada com as turmas de III ano.

Link para DOWNLOAD do material

Trailer do Filme "Kill Bill"

Cena utilizada com o material




Semi-Extensivo (Cursinho) - Project Unbreakable

Material trabalhado com as turmas de semi-extensivo nessa semana.



Clique aqui para baixar o material: "Project Unbreakable"

Tire um tempo para acessar o site do Projeto e conhecer mais desse trabalho, além de aprimorar seus conhecimentos na língua inglesa.



quarta-feira, 2 de abril de 2014

Diário de Bordo: 24 - 29 de março de 2014

Semana de preparação para as provas no Colégio Fractal. Elaborei uma prova simples pois as aulas vêm rendendo bem. Espero que as turmas consigam boas notas.

No Prevest, uma surpresa: ao final da aula do vespertino na terça-feira, um aluno do Ensino Médio perguntou a um professor o que ele achava do livro "Anjos e Demônios" que o garoto estava lendo. Foi criticado. Eu defendi. Apoio. Não como literatura, mas como leitura e porta de entrada para outros livros de fato densos.

Há muito preconceito com quem lê "Saga Crepúsculo" ou similares (Harry Potter e afins). Qual o problema? São livros grandes... valem sim o tempo de leitura. Creio que é uma forma de contato com a escrita, a leitura, o léxico... enfim... como eu disse ao garoto no papo que levamos: só não vale parar por ai.

E foi muito bom conversar com alguém sobre literatura. Recomendei Edgar Alan Poe, Clarice Lispector (O ovo e a galinha), Machado de Assis (Idéias de Canário)... foi muito bom ser ouvido também.

Minha paciência anda um tanto quanto curta com piadas de gênero, homofóbicas e sobre minorias. Logo, tenho evitado algumas companhias. Feio isso, né? Lamento: não consigo. Tenho alunxs que fazem parte de tudo quanto é minoria e eu xs respeito por demais pra tolerar esse tipo de gracejo. Não dá. Empatia.

Termino a semana corrida no Expressão trabalhando com textos chocantes e tocando "22" e "Girls Just Wanna Have Fun", sem saber se consegui conscientizar meia turma. Será? A próxima pesquisa do IPEA deve mostar...

Final de semana chegou. Sábado pela manhã no Nova Dimensão, me acostumando às turmas. São de uma alegria e entusiasmo contagiantes. Já adoro.

Em seguida, o clássico encerramento com minha turminha no Dinâmico. Cada vez mais surpreendentes, fizeram prova. Será que se saíram bem? Veremos, veremos...

Distração, viagens e lazer: desde janeiro estava com passagem marcada para SP, onde acontece a exposição sobre David Bowie no Museu da Imagem e do Som - MIS. A exposição é simplesmente fantástica, diga-se de passagem. Fora que estive em excelente companhia. Família.

São Paulo. The city that I love the most. E quando eu volto... putz! :/


domingo, 30 de março de 2014

I, II e III anos: Material de Apoio "O Riso dos Outros"

Todas as turmas farão uma prova no final do mês de maio. Mesmo sendo turmas e séries diferentes, os textos para todas terão o mesmo tema. Recomendo que assistam ao documentário "O Riso dos Outros" (link para versão on-line no Youtube abaixo).

Lembrando que quem não assistir ao vídeo conseguirá fazer a prova do mesmo modo: as questões são baseadas no texto da prova, não no vídeo (repetindo: o vídeo é um material de apoio).

"O Riso dos Outros"

(Link para DOWNLOAD - 500MB)

Semi-Extensivo (Cursinho) - UFG 2013-1

Prova da UFG 2013-1


 Link para DOWNLOAD

 GABARITO:

81 - E
82 - C
83 - C
84 - B
85 - D
86 - A
87 - B
88 - D
89 - A
90 - E

III ano - Text: Domestic Violence / Lily Allen / Cyndi Lauper

Material utilizado nas turmas de III ano. Questões sobre violência doméstica. Bônus: letras das músicas de Lilly Allen e Cyndi Lauper. Encerrando o ciclo.

Link para DOWNLOAD

GABARITO:

81 - B
82 - A
83 - B
84 - E
85 - D
86 - C

Lily Allen - 22

Cyndi Lauper - Girls Just Want to Have Fun

Textos trabalhados nesse ciclo:

Feminism / Misogyny

Simone de Beauvoir

Project Unbreakable

Material de Apoio:

Texto sobre cultura do estupro no Brasil (Jornal Huffington Post)

domingo, 23 de março de 2014

Diário de Bordo: 17 - 22 de março de 2014

Provas, provas, provas... tudo gira em torno do quanto podemos obter como nota. O que eu aprendi? Lembro-me bem de uma música do Gabriel o Pensador que dizia:

"Manhê!
Tirei um dez na prova
Me dei bem tirei um cem
Eu quero ver quem me reprova
Decorei toda lição
Não errei nenhuma questão
Não aprendi nada de bom
Mas tirei dez (boa filhão!)
 
Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi
Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi
"

 Será que sempre foi assim? Será que as escolas e nós professores somos tão desestimulantes? Não creio... não posso acreditar. Porque tenho colegas de trabalho que são tão fantásticos, tão inteligentes... eu gostaria de ter o privilégio de assistir as suas aulas e aprender com o que eles têm a ensinar, do modo que eles ensinam. 

Semana de prova em algumas escolas. O que mais ouvi foi "vai cair na prova? Vai ter gramática? É 'só' interpretação ou tem mais alguma coisa?". Dane-se uma língua estrangeira, e a nota? E é assim com a matemática, o português, a biologia, a química...

Na faculdade, muita gente, se pudesse, ia embora depois de 1h de aula. Peraí? Seiscentão de mensalidade por uma hora de aula por dia?! Só responder chamada e ir embora? Mesmo?

Que coisa...

---------------

Semana corrida, pra variar. 

Tanto no Fractal quanto no Expressão as coisas todas começam a engrenar aquela rotina clássica. Admito que eu não gosto muito do primeiro semestre, muito longo e cansativo. Já estamos indo para o terceiro mês de aula e ainda estamos tecnicamente no I bimestre.

Tenho ficado cada vez mais instigado pelas turmas de III ano e semi. A obstinação dxs alunxs em conseguir aprovação no vestibular é algo incrível. Não apoio a competitividade. Acho que todxs deviam ter oportunidades. Mas por enquanto, esse é o sistema. O que fazer?

Gosto de ver como muitxs se empolgam com os textos e temas trabalhados em sala. Faz a gente perceber que estamos fazendo escolhas acertadas. E dai acontece aquilo que eu chamo de "caminhar juntxs". A tal parceria que me é tão importante.

Terça, quarta e quinta são os dias mais corridos, trabalhando as manhãs inteiras e muitas aulas à tarde (mais as aulas à noite na faculdade). Lamento ter apenas uma aula por turma nos cursinhos (semiextensivo) e III anos. Todo modo, as turmas (Prevest, Fractal e Expressão) vão muito bem, obrigado : )

Comecei essa semana no Colégio Nova Dimensão. Uma equipe de grandes amigxs e excelentes profissionais. Gente com quem tenho o privilégio de trabalhar em parceria em outras Unidades Escolares também há bem uns 10 anos.

Gostei muito das turmas, por enquanto tão miúdas mas tão cheias de personalidade e vontade. Acho que ali vai ser minha casa por muito tempo. Assim espero. Acredito.

Fizemos algumas fotos com muito bom humor, muita descontração e esperança. É deveras intenso o sentimento de "vamos dar certo do jeito que a gente acredita" que tem rolado entre a equipe. Tanto é que no sábado, acordei cedo para dar aulas para minhas novas turmas e fui animado. Eu que jurei nunca mais trabalhar aos sábados pela manhã... lá estou.

Todos os dias pela manhã, sejam quais forem os problemas ou situações que me acometem nos bastidores, tento subir ao "palco" com sorriso no rosto, disposto a ajudar, com intuito de ensinar, explanar, tirar dúvidas... o "bom dia" é por conta da casa.

Semear tem sido intenso e extenuante. Que venha a farta colheita. Participemos. Vamos celebrar em breve. Juntxs.


sexta-feira, 21 de março de 2014

III ano - Text: Project Unbreakable

Texto aplicados nas turmas de III anos. Tema: Project Unbreakable

Link para DOWNLOAD

GABARITO:

05 - C
06 - A

----------------------------

Tire um tempinho para acessar o Tumblr do projeto e traduzir algumas das mensagens postadas lá. Não se esqueça de divulgar esse trabalho tão fantástico quanto sério.

Semi-Extensivo (Cursinho) - UNESP 2013/2014

Provas da UNESP 2013 e 2014

 



GABARITOS:

2013: 

21 - C
22 - B
23 - A
24 - C
25 - D
26 - A
27 - E
28 - E
29 - B
30 - A

2014:

21 - B
22 - B
23 - B
24 - A
25 - D
26 - C
27 - D
28 - A
29 - E
30 - E


quinta-feira, 20 de março de 2014

Programa "Roda Viva" com Laerte Coutinho

1º bloco

2º bloco

3º bloco

4º bloco

Bastidores 001

Bastidores 002

Bastidores 003


domingo, 16 de março de 2014

Diário de Bordo: 10 - 15 de março de 2014

Semana de planos e mudanças. Nada que implicasse em mudança de rumo ou direção. O que estava planejado era que houvesse uma alteração no meio, no modo. Não ocorreu. Por ora. Uma hora talvez aconteça... né? De todo modo, a viagem, pelo que parece, vai ficar mais intensa (putz!).

Ainda não consegui concluir as correções e postagem das notas todas. Estou com um número incrivelmente absurdo de provas para corrigir. Algo inédito. Como disse uma vez, não sei se quero deixar para umx corretorx fazer esse trabalho (e ter que ga$tar meu suado rendimento). É através das provas que eu vejo onde xs alunxs têm errado, no que precisam melhorar, que tipo de erros de ortografia e gramática andam cometendo... enfim... é a pouca oportunidade que tenho de estar em contato direto com o que elxs produzem. A oportunidade, repito, é pouca, mas o número de provas é gigantesco...

Após a semana da mulher, onde pude falar em algumas salas o que penso sobre o dia 08 de março, algumas turmas me receberam mais abertamente. Acho estranho e ao mesmo tempo é perfeitamente compreensível: por mais que estejamos nos anos 2010, muita gente ainda nutre essa coisa do "professor inimigo". Baixem as armas... toda e qualquer bronca é visando o bem de vocês. E tento dar o máximo de liberdade para que sejam vocês mesmos e eu possa ser eu. E assim, criarmos o que chamo de parceria (como tem sido com as turmas que me permitem há uns anos).

As aulas transcorreram então em clima de coleguismo maior do que o esperado. Provavelmente, em modo inconsciente, comparo as turmas atuais às turmas que eu ensinava no Colégio Delos. Não que umas sejam melhores que outras, o que muda era de fato o afeto e o carinho que tínhamos. Obviamente, o tempo faz a diferença: eram alunxs que eu conhecia há 4 anos. Simplificando, estou com saudades, sim.

Tem sido um problema essa questão de "tempo". Os dias parecem curtos demais. As aulas sempre acabam quase às 13h e até logo em seguida tenho o curto prazo de um almoço e já estou em sala de aula novamente. Rotina massacrante. Sem comentar os trabalhos para a faculdade, os problemas pessoais meus, as cobranças pessoais das pessoas... me vejo entregue a um ritmo que nunca foi o meu. Sempre priorizei qualidade de vida e ela anda meio ausente.

Por "qualidade de vida" entenda-se simplicidade, praticidade. Às vezes sou extremamente tímido e antissocial. Gosto de passar longos períodos isolado, sozinho. Explicar isso para as pessoas mais próximas é sempre uma luta: entendem que não quero mais a amizade delas ou não as quero por perto. Brotam frases que mais soam como ameaça ou punição. Coisas tipo "quem muito se ausenta deixa de fazer falta".

Sofro um pouco com minha dificuldade de dizer "não". Sofro mais quando digo "não" e fico remoendo na minha cabeça a negativa dada, achando que falhei terrivelmente com pessoas que, muitas vezes sim, não pararam pra tentar ver o meu lado. Sempre uma coisa de "pow, o Vini é tão de boa". Ou assim ouvi dizer.

"Ele é uma coisa e o oposto dessa mesma coisa ao mesmo tempo". Ao mesmo tempo, uma tranquilidade ao negar me fazer o que penso ir contra aos meus mutantes e inconstantes princípios. Talvez eu deva considerar aquela análise... 

Chegou a sexta-feira e eu nem vi. Perdi umas noites de sono e, dessa vez, insônia, não ansiedade ou preocupação. Que estranho... e o corpo não cobrou... xs alunxs de sexta ainda disseram que eu estava com cara de quem dormira muito bem. Vai saber...

Sábado veio e o companheirismo com a turma da progressão parece estar aumentando. Assim espero.

Voltei para casa e passei a tarde elaborando listas, fazendo uma pequena faxina, montando materiais, separando uns vídeos, protelando meu estudo :/

À noite, resolvi admitir que sou humano e me entreguei a um dos meus maiores vícios. Fui ao cinema ver "12 Anos de Escravidão". Um filme que recomendo fácil a quem adora bater no peito e dizer "100% branco/orgulho branco". Fiquei tenso e me emocionei durante várias cenas. Acho que o filme pegou leve ao mostrar aquela realidade. Sabemos que foi tudo muito pior.

'Bora viver bem mais uma semana?

 Roll Jordan Roll (12 Years a Slave)


sexta-feira, 14 de março de 2014

Semi-Extensivo (Cursinho) - UFG 2005

Prova da UFG 2005.

Link para DOWNLOAD

GABARITO:

86 - A
87 - D
88 - C
89 - E
90 - E
91 - D
92 - B
93 - C
94 - A
95 - B

III ano - Text: Simone de Beauvoir

Texto aplicados nas turmas de III anos. Tema: Simone de Beauvoir

Atenção novamente para outro texto do Gregório Duvivier ao final do material.

Link para DOWNLOAD

GABARITO:

06 - C
07 - C

-------------------------------

Bonus Stage: O Games to Learn English é um site de jogos de todos os tipos (tem até o clássico "forca") para você treinar seu inglês e se tornar "expert" em vocabulário. Let's practice and have fun, goddamn it! :p


sábado, 8 de março de 2014

Diário de Bordo: 06 - 08 de março de 2014

Quinta-feira

Manhã um pouco turbulenta no Fractal II. Mesmo com a entrega das provas e algumas notas relativamente baixas, alguns alunos ainda não perceberam que sem a devida atenção/dedicação, não há sucesso. Uma pena.

Há uns bons anos também não via a bobagem dx alunx que vê x professorx como rival ou inimigx... quanta perda de tempo... e de dinheiro. Pagar pra frequentar um lugar onde existem regras justamente para fazer de tudo para não segui-las? Não era mais fácil não ir? Apenas? Vejo isso de modo cotidiano na minha faculdade: as pessoas pagando para NÃO ter aula. Quanta falta de maturidade. :/

A manhã de quinta-feira foi rápida. À tarde veio com as aulas no Expressão. Turma de semiextensivo com material exclusivo (em consonância com minha revolta quanto aquele caso do garotinho que foi espancando pelo pai até a morte). III ano participativo (e apressado, talvez :/) estreando o material sobre feminismo/misoginia. Temas fortes.

Sexta-feira

Dia de comentários sobre a saída do queridôncio Chikão. No mais, as aulas foram tranquilas. Houve uma mudança na sequência das aulas/horário. Tudo dentro da normalidade. Estamos nos conhecendo melhor, creio. Fortificando laços também.

Sábado

Sala cheia no Colégio Dinâmico depois do feriado de carnaval. Mapeando as dificuldades e as qualidades da turma. Tem sido interessante e produtivo, creio. Tentando, aos poucos, trabalhar com textos que tenham como temas as diferenças sociais, a desigualdade, ética... tem rendido. Ao final, a galerinha é gentil. Tem sido, acho.

-----------------------------------

A correção das provas tem sido MUITO desgastante. Não queria pagar uma pessoa para corrigi-las: é através da correção que percebo onde xs alunxs têm errado, como posso ajudar, onde tenho que investir para que elxs melhorem.

A atitude de muitxs me leva a crer que esse meu esforço é desnecessário. Eu talvez devesse ir mesmo me divertir ou cuidar dos meus estudos. Pagar alguém pra corrigir não vai me desfalcar financeiramente. E aos poucos vou perdendo a esperança de que explicar por extenso que "MAS" e "MAIS" são palavras diferentes vá reduzir a ocorrência desse erro. Quem se importa?

Minhas pernas andam doendo muito. Talvez eu deixe algumas turmas. Eu vou SEMPRE prezar mais qualidade de vida do que ganhos financeiros.

A pensar...

sexta-feira, 7 de março de 2014

III ano - Text: Feminism / Misogyny

Texto para as turmas de III ano. Tema: Feminismo

Atenção para o texto do Gregório Duvivier após as questões.

link para DOWNLOAD

GABARITO:

05 - B
06 - B
07 - D
08 - A

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

III ano - Text: War (Bob Marley / ENEM - The danger of a single story - UFG)

Material de de final de ciclo: War (Bob Marley / ENEM), "The danger of a single story" (UFG). 
Link para DOWNLOAD

Vídeos Relacionados:

Bob Marley - War (Legendado)

Sinead O'Connor - War (Ao Vivo Saturday Night Live SNL)

Chimamanda Adichie - The Dangers of a Single Story (Legendado)


Cidinho & Doca - Não me Bate Doutor

http://www.youtube.com/watch?v=49-wQtOj7iI (Com legendas em português)
Victoria Santa Cruz - Gritaron me Negra

Textos trabalhados nesse ciclo:

Flashmobs

Rolezinhos

Apartheid

Nelson Mandela

Material de apoio:

Texto "Rachel Sheherazade vs. D. Yvonne Melo"
 
Vídeo: Entrevista com Dona Yvonne Melo

Semi-Extensivo (Cursinho) - UFG 2006

Prova da UFG 2006.

Link para DOWNLOAD
GABARITO:
81 - B
82 - C
83 - E
84 - E
85 - A
86 - C
87 - C
88 - D
89 - D
90 - A

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

II anos (Colégio Expressão) - Texto / Vídeo de apoio para a prova (P1 - I Bimestre)

Antes de assistir o vídeo, leia o texto. Trata-se de um arquivo PDF. O que interessa para a prova é a matéria da capa (a partir da página 16 até a página 20). Em seguida, assista ao vídeo. Lembrando que as questões da prova deverão ser respondidas de acordo com o texto que estará na prova, não de acordo com as opiniões contidas nesse material de apoio aqui.

Para baixar o texto (PDF) clique no link abaixo (lembrando que é o texto da página 16):



Link para DOWNLOAD do vídeo
(ou assista on line na janela acima)

Qualquer dúvida, estou às ordens no FB ou sexta-feira pela manhã no colégio, ok?

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Diário de Bordo: 17 - 22 de fevereiro de 2014

Tenho tentado evitar drama.

Estamos em 2014 e certas coisas parecem ser as mesmas desde 1998. Serão sempre assim? Sempre vão achar que quando digo "sim, estamos em uma escola, estamos aqui pra estudar" em resposta a um "'fêssor, 'cê vai passar exercícios?" eu estou sendo irônico ou ríspido? Sempre mesmo? Eu não entendo... assim como não entendo que em uma certa faculdade particular as pessoas queiram que os professores terminem a aula DUAS horas antes do horário previsto. Quem é que quer pagar R$600,00 por mês e ter metade do serviço prestado? 

Estamos em fevereiro e eu às vezes fico num canto só, pensando que talvez eu esteja cansado. Cansado, talvez, de ter que lidar com o óbvio. Ter que trabalhar o óbvio me desanima, me tira do sério, me faz ansiar por mais silêncio.

O silêncio tem sido um grande e raro companheiro.

Sabe uma coisa que tem me assustado e MUITO? O quanto as pessoas (nós) não ouvem às outras. Terça-feira à noite, na faculdade, havia uma grande concentração de pessoas em um pátio externo "ouvindo" a uma palestra de boas-vindas. O palestrante de microfone em punho, alto-falantes no máximo volume, e mal se conseguia ouvir o que ele falava. Parece que chegamos a um ponto (tenebroso) onde não importa se o que as pessoas falam é do nosso interesse, nos fará bem, trará aprendizado ou coisa parecida... não escutamos. E pior: conversamos por cima como se aquela pessoa não estivesse ali. Um desrespeito horroroso.

Lembro-me bem que deixei, há um tempo, de ir ao cinema com certas pessoas porque elas se viravam pra mim durante a sessão e comentavam o filme em voz alta como se estivessem na sala de suas casas enquanto assistem TV. Bronquear não adiantou. Parei de ir ao cinema com elas, então. Não porque me incomodavam muito, mas porque acho que atrapalham outras pessoas ao redor que pagaram pra ver o filme. Cinema/escola/faculdade não é boteco, não é boate. Ponto final. Vamos combinar que sala de aula - e meus alunos sabem disso, assim espero - tem lá seus momentos de "'bora conversar" mas que quando a pessoa que está lá na frente abre a boca, a gente fecha a nossa? É um respeito óbvio.

Andei conversando com algumas pessoas sobre isso e elas me dizem que é a nova classe C. Gente que teria dinheiro mas não teria "berço", não teria cultura. Resumindo: gente rica mal educada. Discordo. Eu me recuso a crer nisso. Respeito ao próximo, respeito a um palestrante, respeito ao professor, ao colega de sala (que quer ouvir o professor) independe de classe social.

Pra mim, tudo gira em torno de respeito e, no mínimo, consideração. Foi o respeito que eu tenho que me fez "perder" a folga que eu tinha ontem à tarde e dar um pulo nas escolas onde estavam sendo aplicadas minhas provas (onde tive condições de ir, pelo menos) e entrar de sala em sala pra saber se estava tudo ok com a primeira prova minha que faziam (em escolas onde não estou proibido de fazer isso). Eu podia sim ter ficado em casa, mas idiotamente preferi verificar se estava tudo bem. Ou tranquilizar quem eu pudesse. Valeu a pena? Não sei. Se uma ou duas pessoas perceberam e sabem que somos iguais, pra mim tá ótimo.

Está tudo muito torto e estranho. E eu me precipitando, talvez. Não tenho certeza de tanta coisa...  e entendo que é difícil e demorado quebrar um esquema onde alunxs veem professor como inimigo. Achava que isso nem existia mais. Daí, lá vou eu perder tempo tendo que provar coisas que não sou. Dentre tantas que sequer seriam relevantes. Como eu digo sempre "quem se importa? A quem interessa?".

Hoje, terminando a aula às 12h30 de um sábado, um aluno se despediu dizendo "até mais, professor. Obrigado pela aula". Eu disse "eu que agradeço pela atenção". Confesso que me assustei. Tinha tempo que eu não ouvia algo assim. Estamos mais pra coisa "estou pagando, então foda-se"... e me lembrei que quando voltei a estudar em 2013 eu costumava agradecer aos meus professores da faculdade ao final de suas aulas. Ultimamente, ando achando que "só" prestar atenção calado já está de bom tamanho.

Segunda-feira volto a agradecer aos meus professores ao final de cada aula. O silêncio continua.


 
"Me deixa falar / me empresta o ouvido
Me deixa falar / me presta atenção"

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Semi-Extensivo (Cursinho) - UEG 2010-2

Prova 2010-2 de inglês da UEG.

Link para DOWNLOAD

GABARITO:

1 - D
2 - A
3 - C
4 - D
5 - B
6 - D


sábado, 15 de fevereiro de 2014

Diário de Bordo: 10 - 15 de fevereiro de 2014

Sábado, 13h53. Ainda não conseguir absorver e compreender essa semana.

Na segunda-feira, as aulas no Fractal foram tranquilas. Tive minha primeira aula com a turma do semi-extensivo (cursinho). Alguns rostos conhecidos. Se por um lado isso significa que nem todo mundo passou no vestibular, funil da elite e da "meritocracia" estudantil (ah, quantos excelentes estudantes de fato ficam de fora...), por outro lado é uma prova de que quem quer, não pode desistir. Tem que correr atrás mesmo. É bom ver uns rostos conhecidos. Fico mais à vontade e espero recebê-lxs bem, assim como me sinto bem recebido.

À tarde pude descansar um pouco (tinha ido à Caldas Novas no domingo - ido e voltado no mesmo dia, dirigindo) antes de ir para faculdade.

Terça-feira, Expressão. Leve mudança no meu horário. A janela (aula vaga) continua lá. Aproveito para fazer um social com as pessoas tão bacanas que trabalham na manutenção do colégio. Sem essas pessoas, escola nenhum funciona. Imprescindíveis.

À tarde, primeira aula com a turma do semi-extensivo do Prevest. Sala cheia. Eu sempre crio uma expectativa imensa quanto axs alunxs do "Prevas". Ali trabalhei com alunxs dos mais diversos backgrounds: lojistas, vendedorxs, estudante universitárix, concurseirxs... E a escola fica no centro da cidade, região que venero justamente por misturar (quase) em harmonia tanta gente distinta.

Do centro para o Frac II. Mais semi e mais gente conhecida. A turma pequena (uns 10) tem gente que eu não via desde 2009! Oba! E gente que eu gosto muito, gente bacana. 

Fim da aula, corre pro Frac I. Mais semi. Mais gente conhecida, e agora uma sala cheia, bem cheia.

Existe uma coisa que eu sempre falo sobre turmas de cursinho e que é muito nítido: são turmas atentas. Não estão ali por causa de nota, presença ou diploma de Ensino Médio. Não vejo como se fossem pessoas que não conseguiram, vejo como gente obstinada, gente que quer. Qualquer outra concepção é conjectura, é especulação.

Anoitecendo, um punhado bom de obrigações (provas, listas, atividades pra elaborar/corrigir) me fez faltar à faculdade. E só adiantei metade do serviço. Queria muito que meu corpo, meu organismo, entendesse que eu quero ter mais resistência e ânimo. Fucking 35 :/

Quarta-feira de manhã no Fractal I. Exclusiva para turmas de II ano. Acho que algumas turmas ainda estão longe de entender minha proposta como professor em sala de aula. Compreensível: não me conhecem, não sabem como funciono. Enquanto em algumas salas a aula já flui muito bem, inclusive já em um nível de amizade, em outras, as pessoas parecem ainda só agir sob o calor da autoridade...  como pode, gente? Por quê? Mais ainda: pra que isso? Tirei uma aluna de sala por conta de conversa fora de hora. E essa atitude me assombra até agora. Acaba com minha semana.

Quando eu digo que não acredito em autoridade, é simples: conversa fora de hora, pra mim, não é uma questão de "ouça a quem manda" mas sim de "há alguém falando, vamos ouvir". É um respeito que, inclusive, tem mão dupla, serve pra todxs. Se uma criança de dez ano pode compreender isso, por que não nós que somos adultxs? "réshitégui xatiadu" :/

Tarde/noite: semi no Expressão. Eu estava beeeem pra baixo com a coisa de ter colocado alunx pra fora de sala pela manhã. As turmas do semi foram muito gentis e, sem que soubessem, me deram uma injeção de ânimo. Dizem que tenho, ou desenvolvi, a clássica capacidade de entrar em sala e não transparecer se estou preocupado, tenso, triste, estressado... é um teatro? Ali sou personagens? Ou é a desumanização em prol da mercantilização do saber? Vai saber...

Quinta-feira é um dia interessante: passo a manhã inteira no Fractal II com alunxs que eu desconhecia e com uma galera que é minha desde 2008/2009. Parece uma coisa meio "máquina do tempo". Ainda não desmistifiquei isso na minha cabeça. Mas estou acostumando. E gostando. Eram saudades injustas, acreditem.

À tarde, um semi e o terceirão lotaaaaaaado do Expressão... e uma janela de 2h30 :/ Vale pelas turmas, que são fantásticas... mas tem sido duro aproveitar esse espaço. Pensando em levar uns filmes pra assistir no datashow (ironias?).

O último dia da semana vem com seis aulas. Manhã de sexta-feira no Expressão é cheia. Quatro turmas de I ano e duas de II ano. Tudo como manda o figurino. E um pouco de febre... não sei de onde, não sei porquê.

Sábado veio para estender a semana. A parceria com a professora Suzana, a quem eu admiro muito e adoro, agora no Colégio Dinâmico. A turma pequena, ainda tímida, participou pouco. Ouviam a tudo, responderam quando fiz perguntas... parecem ser pessoas bacanas. Sejamos, então.

De volta pra casa, passei uma boa parte da tarde postando fotos antigas das escolas no Facebook. Têm sido dias nostálgicos, acho.

O corpo, novamente, cobrou o preço. Apaguei na cama enquanto postava as fotos... daqui 24 horas, começa tudo de novo de modo novo.

"Eu tenho pressa e tanta coisa me interessa..."