Mostrando postagens com marcador nova dimensao. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador nova dimensao. Mostrar todas as postagens

domingo, 15 de junho de 2014

Semi-Extensivo (Cursinho): UFG 2008

Polêmica prova da UFG 2008. Ainda hiper atual.

Link para DOWNLOAD

GABARITO:

81 - E
82 - D
83 - B
84 - A
85 - A
86 - B
87 - C
88 - E
89 - D
90 - C

III anos - Text: Cashback (Dialogues / Screenplay)

Material trabalhado em sala de aula. Diálogos / Roteiro do curta-metragem "Cashback".

Link para DOWNLOAD

 Vídeo completo no Youtube

Semi-Extensivo (Cursinho): ITA 2014

Material trabalhado com as turmas de semiextensivo/ENEM. ITA 2014.

Link para DOWNLOAD

Gabarito comentado (via Colégio Objetivo): link para DOWNLOAD

 

Semi-Extensivo (Cursinho): UNB 2013-2

Material trabalhado com as turmas de Semiextensivo e ENEM.

UNB 2013-2

Link para DOWNLOAD


GABARITO:
 
01 - E
02 - C
03 - C
04 - E
05 - E
06 - E
07 - E
08 - E
09 - E
10 - C
11 - C
12 - C
13 - E
14 - C
15 - C
16 - E
17 - C
18 - E
19 - E
20 - E
21 - E
22 - C
23 - E
24 - E
25 - C
26 - C
27 - E
28 - C
29 - C
30 - C

terça-feira, 20 de maio de 2014

III anos - Text: Phoebe Prince

Texto trabalhado com as turmas de III ano. Tema/Ciclo: Bullying. "Phoebe Prince era uma garota irlandesa recém chegada na escola de South Hadley..."

Link para DOWNLOAD do material

Vídeo relacionado:

Mundo ao Contrário: Heterofobia (Bullying e suas consequências)

Semi-Extensivo (Cursinho): ENEM 2011 / 2012

Material trabalhado com as turmas de semi-extensivo e ENEM.
Provas do ENEM 2011/2012



Link para DOWNLOAD


GABARITO:

09 - B
10 - D
11 - A
12 - D
13 - D
14 - B
15 - B

Vídeo Relacionado: 
Sinead O'Connor - War (Bob Marley)

domingo, 11 de maio de 2014

Diário de Bordo: 05 - 10 de maio de 2014

2014.05.05
A semana começou com estômago fraco, febre e ausência na escola. Péssimo: o conteúdo fica desregulado (uma turma passa a não acompanhar as outras), cria-se uma tensão entre direção/professor uma vez que a escola passa pela dificuldade de achar um substituto em cima da hora, e a consciência pesa um tanto.

À tarde, um pouco melhor, forcei um ensaio com os Expression Boys. O medo de sempre de que nada dê certo ou de que o tempo pra ensaiar devidamente seja curto. Meia década fazendo isso ainda não me dá uma segurança... quem se importa?

À noite, a febre e o corpo fraco cobraram seu pedágio. Não consegui ir à faculdade. Dormi às 20h30, exausto.


2014.05.06
Terça-feira acordei bem menos indisposto. Ainda bem, pois é um dos dias mais pesados da semana. Não pelas turmas, que são tranquilas, mas pela correria.

A manhã no Expressão foi suave. I D, II B e A.
Saindo do colégio uma aluna passando mal na secretaria. Acho que nunca vou me acostumar a ver alunxs assim. São pessoas que vejo sempre bem dispostas, bem humoradas em sala de aula. Sofro um tanto quando qualquer coisa desse tipo acontece.

Tarde apressada. São três aulas, uma em cada prédio, cada prédio em um bairro. Dá tempo de passar em casa, tomar um banho e correr pra faculdade. E dessa vez, tive esse tempo reduzido: tive que elaborar uma prova e enviar para o CPD do colégio antes de ir embora. :/

2014.05.07
Manhã que, pra mim, vai ficar marcada.

Andei conversando com alguns colegas de trabalho que admiro muito. Professores e professoras conhecidxs, respeitadxs e que considero como ídolos. O conselho é o mesmo: volte à sua essência. Respeite seus princípios. Cuide-se. Dinheiro só vale se te faz feliz, se te faz bem.

Talvez seja hora de admitir que ando tentando dar passos maior que minhas pernas. Tudo tão óbvio quanto saber que o dia tem 24h e eu tenho dormido/descansado por apenas 5h, se tanto. Que tenho deixado de aproveitar os finais de semana pra descansar. Que eu me prometi há bem uns 15 anos que eu só iria onde tem quem queira me ver. 

A minha matemática é simples: grande quantidade de alunxs parece não apreciar minha presença, peço as contas.

Não são crianças. Não acredito nessa coisa de "ah, mas é questão de você se adaptar". Penso o mesmo, inclusive a respeito dxs colegas da faculdade. A diferença é que na faculdade, supõe-se, estão ali por vontade própria. Ou seja, não estão satisfeitos? É só sair, mudar de curso... (por favor).

Em escola não funciona bem assim... os pais e mães é quem decidem. À nós, professorxs, a responsabilidade de "criar", "dar educação e respeito", "entender a crise, os problemas, a 'fase difícil'" que uns/umas e outrxs estão passando... 

Eu não me importo. Posso ser parceiro, companheiro, compreensível. Mas me pedir pra ser autoritário, não dá. Posso respeitar vontades, desejos e até caprichos. Autoridade?! Mesmo? As pessoas estão carentes de autoridade? Não é possível...  ter que cercear, limitar, podar a liberdade para que as coisas funcionem?! Quanto atraso... 

Você compra um ingresso para uma sessão de cinema. Durante a exibição, alguém começa a atrapalhar, falando alto e fazendo algazarra. Você se sente prejudicado porque quer prestar atenção no filme. O primeiro pensamento que vem à cabeça de muitos é "cadê a autoridade que não vem tirar esse cidadão daqui?!". O meu pensamento não é esse. Eu penso "putz... como alguém consegue atrapalhar os outros? Pra que pagou pra entrar aqui? É muito egoísmo".

Escola é a mesma coisa... 

Acho que vou sair e ver o filme depois. Ou em outro lugar. Ou não vê-lo.

2014.05.08
Frac Unidade II. Aulas depois de uma semana sem vê-los por conta do feriado. Conteúdo atualizado. Espero conseguir conscientizar algumas turmas de que vestibulares estão à espreita. Há que se preparar, galere...

Mais um dia corrido: três aulas à tarde. Expressão -> Nova Dimensão -> Expressão... com a impressão de que passo mais tempo dentro do carro que em sala de aula. O clima quente da cidade não ajuda.

Noite: aproveitei que não teria aula na faculdade para comprar umas balinhas. Na sexta-feira tem a visita à Usina de Corumbá e o passeio no Hot Park. Sempre divertido.

2014.05.09
Acordei às 4h40 para ir pro Expressão. Passeio clássico com as turmas de I ano. Usina de Corumbá e Hot Park.

Estava hiper cansado, ainda com um pouquinho da febre e preocupado com uma série de coisas. Deixei tudo em Goiânia. Elxs merecem o melhor de mim nessas ocasiões. Tentei. Juro que tentei. Espero ter agradado.

O dia passou muito rápido. Creio que ficamos mais próximxs. Isso só pode ser bom. A farra, as brincadeiras, o bom humor, a comunhão que momentos simples proporcionam.

Na volta, para o meu desespero, uma aluna passou muito mal.  Minha ficha ainda não caiu, acreditam? Eu não consigo NÃO me envolver. Nem me acostumar. Elxs passam mal, eu também.

Chegando na escola, a família dela veio buscá-la. Tudo bem? Não sei. Não dormi direito porque fiquei pensando nisso o tempo todo. O bem estar das pessoas está além do que eu posso fazer. Nada sou.

2014.05.10
Prova pela manhã me impediu de dar aula para minhas turmas de sábado no Nova Dimensão. Turmas pequenas, corações gigantes. Acho que sim, acho que sim.

À tarde, minha mãe chegou de Porto Alegre. E recebi para um breve ensaio em minha casa uma pessoa que tenho como amigo. Novamente, obrigações de lado, a tarde correu tranquilamente.

Perdi uma festa pra qual não fui chamado. E...?

O estresse e o cansaço físico pegando pesado, dormi novamente por volta das 22h.


"Ouvi sua angustia
Ouvi seu coração chorar
Estamos cansados, estamos exaustos, mas não estamos acabados
Largue suas correntes, até que só a fé permaneça
Largue suas correntes

Emprestem suas vozes somente para sons de liberdade
Não emprestem mais sua força para as coisas das quais desejam se livrar
Encham suas vidas com amor e coragem
E vão viver uma vida incomum"

Semi-Extensivo (Cursinho): ENEM 2010 / 2011

Textos trabalhados em sala de aula com as turmas de semiextensivo e ENEM.


Links para download

GABARITOS:

2010
91 - E
92 - A
93 - D
94 - C
95 - D

2011
91 - E
92 - E
93 - D
94 - B
95 - D

III anos - Text: Fred Phelps / Jair Bolsonaro

Texto trabalhado com as turmas de III anos.

Link para DOWNLOAD

terça-feira, 6 de maio de 2014

III anos - Text: Matthew Shepard

Texto trabalhado com as turmas de III ano. Matthew Shepard era um jovem de futuro brilhante que teve sua trajetória interrompida de forma bruta e estúpida.


Link para DOWNLOAD

GABARITO:


05 - A
06 - E
07 - B
08 - A

quinta-feira, 24 de abril de 2014

III anos - Texto: Gay Marriage / Casamento Gay

Texto trabalhado com as turmas de III ano. Gay Marriage / Casamento Gay.

Link para DOWNLOAD do texto

Material de referência:

 


sexta-feira, 18 de abril de 2014

Diário de Bordo: 1º - 17 de abril de 2014

Muita coisa rolou nos últimos 15 dias.

A falta de tempo me fez tirar as piores notas até agora na faculdade. Previsível, mas não me acomodo. O pouco tempo livre que me resta está tomado pelo excesso de provas, avaliações e atividades impostas pelos colégios. Há momentos em que acho que é tudo muito exagerado e cruel tanto para nós professores quanto para quem estuda.

Tudo ficou cinza e triste com a morte de uma grande amiga. E eu que me acho muito forte ou insensível, me vejo em sofrimento e dor com essa perda. É estranho.

"Já não sei dizer
Se ainda sei sentir
O meu coração
Já não me pertence
Já não quer mais
Me obedecer
Parece agora estar
Tão cansado quanto eu"

Manter o sorriso no rosto durante as aulas têm sido um esforço. Sei bem que uma fatia grande da minha vida deve ser deixada do lado de fora das salas de aula, de preferência trancada, acorrentada, amordaçada e vendada. Já em casa... já na vida...

Nas escolas, quanto ao andamento das aulas, o bonde segue sua nau. Depois de três meses, chegamos ao fim do I bimestre (oi?). E já nos conhecemos melhor, alunxs e eu. Aquele estranhamento inicial, em especial dxs novatxs, passou. Começa agora a parte que me interessa e apraz: confiança, amizade, lealdade... e juntos vamos construindo aos poucos o futuro. De ambas as partes.

Dada a falta de tempo e a melancolia dos últimos dias (meses?), tenho atrasado um pouco as publicações no blog. Mas fico feliz quando alguém pergunta/comenta em sala de aula sobre as atualizações. Fora a quantidade de acessos (controlo pelas estatísticas do site). Estar em contato direto com vocês fora da sala de aula, contribuindo com material e apoio, é fundamental. E tem sido gratificante.

Não vou escrever muito hoje porque são dias de chumbo. Escuros e pesados. E meu riso tem sido forjado, acho. Talvez em breve eu volte a ser quem eu sou, ou quem eu era. Nunca saberei. Nunca saberão. Nunca saberemos/caberemos.


quarta-feira, 16 de abril de 2014

Semi-Extensivo (Cursinho) - Fuvest 2012 / 2013 (I e II fases)

Provas trabalhadas com as turmas de semiextensivo/cursinho. Fuvest 2012 e 2013 (I e II fases).

Links para DOWNLOAD:

  
GABARITOS:

2012 - I fase

53 - B
54 - D
55 - A
56 - E
57 - C

2013 - I fase

86 - C
87 - A
88 - E
89 - B
90 - D

III ano - Text: The Way He Looks / Hoje Eu Quero Voltar Sozinho

Material trabalhado com as turmas de III ano.

"The Way He Looks / Hoje Eu Quero Voltar Sozinho"
 link para DOWNLOAD

Extras:

Trailer do filme:

Curta-metragem (17min) base para o filme:

Semi-Extensivo (Cursinho) - UEG 2013-1 (Obama / Carnival)

Prova da UEG 2013-1 trabalhada com as turmas de semiextensivo.

Link para DOWNLOAD


GABARITO:

01 - B
02 - C
03 - A
04 - A
05 - A
06 - C

domingo, 6 de abril de 2014

III ano - Activity: Kill Bill

Atividade trabalhada com as turmas de III ano.

Link para DOWNLOAD do material

Trailer do Filme "Kill Bill"

Cena utilizada com o material




Semi-Extensivo (Cursinho) - Project Unbreakable

Material trabalhado com as turmas de semi-extensivo nessa semana.



Clique aqui para baixar o material: "Project Unbreakable"

Tire um tempo para acessar o site do Projeto e conhecer mais desse trabalho, além de aprimorar seus conhecimentos na língua inglesa.



quarta-feira, 2 de abril de 2014

Diário de Bordo: 24 - 29 de março de 2014

Semana de preparação para as provas no Colégio Fractal. Elaborei uma prova simples pois as aulas vêm rendendo bem. Espero que as turmas consigam boas notas.

No Prevest, uma surpresa: ao final da aula do vespertino na terça-feira, um aluno do Ensino Médio perguntou a um professor o que ele achava do livro "Anjos e Demônios" que o garoto estava lendo. Foi criticado. Eu defendi. Apoio. Não como literatura, mas como leitura e porta de entrada para outros livros de fato densos.

Há muito preconceito com quem lê "Saga Crepúsculo" ou similares (Harry Potter e afins). Qual o problema? São livros grandes... valem sim o tempo de leitura. Creio que é uma forma de contato com a escrita, a leitura, o léxico... enfim... como eu disse ao garoto no papo que levamos: só não vale parar por ai.

E foi muito bom conversar com alguém sobre literatura. Recomendei Edgar Alan Poe, Clarice Lispector (O ovo e a galinha), Machado de Assis (Idéias de Canário)... foi muito bom ser ouvido também.

Minha paciência anda um tanto quanto curta com piadas de gênero, homofóbicas e sobre minorias. Logo, tenho evitado algumas companhias. Feio isso, né? Lamento: não consigo. Tenho alunxs que fazem parte de tudo quanto é minoria e eu xs respeito por demais pra tolerar esse tipo de gracejo. Não dá. Empatia.

Termino a semana corrida no Expressão trabalhando com textos chocantes e tocando "22" e "Girls Just Wanna Have Fun", sem saber se consegui conscientizar meia turma. Será? A próxima pesquisa do IPEA deve mostar...

Final de semana chegou. Sábado pela manhã no Nova Dimensão, me acostumando às turmas. São de uma alegria e entusiasmo contagiantes. Já adoro.

Em seguida, o clássico encerramento com minha turminha no Dinâmico. Cada vez mais surpreendentes, fizeram prova. Será que se saíram bem? Veremos, veremos...

Distração, viagens e lazer: desde janeiro estava com passagem marcada para SP, onde acontece a exposição sobre David Bowie no Museu da Imagem e do Som - MIS. A exposição é simplesmente fantástica, diga-se de passagem. Fora que estive em excelente companhia. Família.

São Paulo. The city that I love the most. E quando eu volto... putz! :/


domingo, 30 de março de 2014

I, II e III anos: Material de Apoio "O Riso dos Outros"

Todas as turmas farão uma prova no final do mês de maio. Mesmo sendo turmas e séries diferentes, os textos para todas terão o mesmo tema. Recomendo que assistam ao documentário "O Riso dos Outros" (link para versão on-line no Youtube abaixo).

Lembrando que quem não assistir ao vídeo conseguirá fazer a prova do mesmo modo: as questões são baseadas no texto da prova, não no vídeo (repetindo: o vídeo é um material de apoio).

"O Riso dos Outros"

(Link para DOWNLOAD - 500MB)

III ano - Text: Domestic Violence / Lily Allen / Cyndi Lauper

Material utilizado nas turmas de III ano. Questões sobre violência doméstica. Bônus: letras das músicas de Lilly Allen e Cyndi Lauper. Encerrando o ciclo.

Link para DOWNLOAD

GABARITO:

81 - B
82 - A
83 - B
84 - E
85 - D
86 - C

Lily Allen - 22

Cyndi Lauper - Girls Just Want to Have Fun

Textos trabalhados nesse ciclo:

Feminism / Misogyny

Simone de Beauvoir

Project Unbreakable

Material de Apoio:

Texto sobre cultura do estupro no Brasil (Jornal Huffington Post)