Mostrando postagens com marcador professor. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador professor. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Diário de Bordo de Começo de Semestre: The Next Best Thing

Começa o segundo semestre de 2014. O mais "curto". E logo vêm férias de final de ano, festividades, aprovações em vestibulares... tudo de novo... a mesma rotina há 16 anos.

Com algumas coisas, entanto, não me acostumo nunca, creio. Muito provavelmente porque não sejam suaves. Não precisamos nos acostumar ao que não faz bem.

Fazer escolhas, tomar rumos, pegar estradas novas/diferentes que levam a destinos incertos: tudo tão natural mas ainda assim nos prendemos à zona de conforto e sempre sofremos um pouco (ou  um tanto), seja com o resultado, seja com a duração dessas transições, seu percurso.

No começo do ano, sofri um bocado quando pedi para que reduzissem minhas aulas no Colégio Delos (e reduziram mesmo rararara - é uma risada). Estive lá em junho e foi ai que percebi o quanto somos tolos (professorxs). Nós nos apegamos a alunxs, turmas e colegas de trabalho. A maioria dos outros profissionais se apega ao lucro, a resultados...

Pois então... comentei aqui várias vezes que o primeiro semestre foi muito intenso. Mal tinha horários para fazer as refeições com calma (de fato). Resolvi reduzir bem a carga para esse segundo semestre. Motivos não faltam: minha saúde (passei boa parte das férias indo a consultórios médicos - obviamente não ia ficar postando foto disso no FoiceBook), meus estudos (preciso de tempo para ler, estudar, pesquisar...), a valorização profissional (evito a precarização a todo custo)...

Consigo lidar com rejeição numa boa. Mas para que meu trabalho seja primoroso, preciso estar em harmonia e afinado com o ambiente. Ainda mais com a rotina tão pesada. Vamos deixar as coisas todas mais leves (não menos sérias ou coerentes, ok?) de ambos os lados?

Saio tranquilo. Já era o esperado. E tudo muito respeitosamente, como sempre faço questão que seja. Saio sem bater a porta porque um dia a gente precisa (ou precisam da gente) e é sempre bom quando o tempo passa e as pessoas se reencontram sem mágoa, sem rancor, sem amargura.

Respeito e admiro quem me lidera no trabalho e tenho dessas pessoas respeito e confiança. Tanto que sempre me vali de seus conselhos, suas indicações e não é raro trabalharmos juntos por muitos anos. Juntxs, temos erros e acertos. Tudo muito humano.

Uma vez me disseram que só valorizam profissional que tem abordagem agressiva. Discordo. Não valorizam: temem. Mas dai, qualquer hora, dois "agressivos" batem de frente e vivem um inferno (que em uma empresa pode durar anos!) até que um dê o braço a torcer. Prefiro a leveza, o bom humor, a cortesia, a boa educação, a boa conversa. Alunxs (e professorxs, por que não?) talvez não entendam isso. Acham que é tudo uma disputa onde as pessoas todas ou querem ser respeitadas, ou temidas, ou idolatradas/amadas.

Quero compreender/ser compreendido.

 But I do.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Diário de Bordo de Final de Semestre

Chegamos ao final de mais um semestre. Espero que tenha sido fácil para muita gente. Pra mim foi quase um suicídio. Ou qualquer coisa parecida com isso, porém menos dramática.

Do semestre passado para esse, creio que passei a trabalhar o dobro do que trabalhava antes. A carga horária ficou pesadíssima. O salário, obviamente, ficou melhor e as distâncias ficaram menores... mas tenho quase certeza de que isso não compensou meu baixo rendimento na faculdade, o distanciamento dxs amigxs e família (por falta de tempo, não de afeto – devo alertar antes que surjam especulações), a rotina insana que me fez correr de uma escola para outra todos os dias (às terças-feiras são cinco)... não surtei por muito pouco. Mesmo. Mas o corpo cobrou o preço e senti um abalo na saúde (já estou cuidando, remediando).

Ao todo, com as aulas da faculdade, são sessenta aulas por semana, saindo de casa às 6h40 da manhã e voltando só depois das 23h. A maioria dos dias eu pude almoçar em casa, mas isso aumentou o tempo no trânsito e os trechos dirigindo chegaram a OITO em um mesmo dia. Consumo de combustível e problemas com o carro (incluindo um leve acidente com uma moto) deram uma abrandada no salário. Estresse, estresse... e inexistência.

Tive pouquíssimos finais de semana para mim. Lembro-me de dois em especial. Um no começo do ano, quando ousadamente fui a São Paulo ver a exposição David Bowie (mas tinha comprado as passagens e o ingresso ano passado, sem imaginar como seria a luta) e outro agora no começo do mês, quando admiti que sou humano e me recusei a corrigir quatrocentas provas.

Abri mão de um curso que eu estava fazendo (e que será – pois ainda terminarei – muito importante para meu futuro) para trabalhar aos sábados até meio-dia e trinta. Parei de correr na pista do zoológico pois não tinha mais ânimo/tempo/paciência/vigor & disposição. Abortei os planos de continuar em uma academia praticando yoga e pilates (exercícios que me faziam tanto bem ao cérebro e ao corpo). E por fim, cruelmente, parei de ir duas vezes por semana ao cinema. Acho que fui uma vez por mês, se tanto.

E agora começam as férias de julho. Estou uma pilha... inquieto. Acho que meu corpo vai demorar mais do que os 10 dias que xs psicólogxs dizem ser necessário para o organismo se adaptar às folgas. Claro que ainda tenho pacotes de prova pra terminar (e pretendo fazê-lo antes do dia 1º). Dai quero ficar 48h sem ver ninguém. Tive uma overdose de pessoas e de mim mesmo. Lispectorianamente, sempre fui um extremo e o oposto desse extremo ao mesmo tempo. Gosto muito de estar rodeado de pessoas de todo tipo, mas preciso de muitos momentos completamente isolado também.

Ter feito (literalmente – coordenando, produzindo, inventando e participando) as duas apresentações com os Expression Boys foi fantástico, mas contribuiu para o peso. Eu tolamente achei que fosse atenuar o estresse. Inocente: onde eu encaixaria os ensaios? E meu repouso? Foda-se. Fizemos e fomos muito bem, obrigado. A quem interessar, tudo documentado no nosso perfil no FB (www.facebook.com/expressionboys). E àquelxs que insistem em tentar (des)qualificar o grupo, recomendo leitura e estudo (sugiro a prova de inglês da UFG de 2008). Yeah, não se trata de sexualidade. É só zoeira, transgressão e diversão. Como dizem certas sábias avós: só podemos falar do que conhecemos.

A saída do Colégio Delos foi um agravante. Não digo administrativamente. Era o colégio mais distante da minha housedência (exatos 15 km). A distância, porém, é proporcional ao amor que eu tenho pelxs alunxs de lá. E admito que eu não tinha noção disso até minha recente visita ao colégio. Foram tantos abraços sinceros, apertados... uma alegria tão... maluca. Indescritível. São alunxs que considero DEMAIS. Sai de lá com um sorriso gigantesco e a saudade apertando forte no peito.

Alunxs de todas as escolas, aliás, foram as pessoas com as quais passei mais tempo esse semestre. Mais tempo do que passei com minha famílias e amigxs. Em algumas salas sempre fui (sou) muito bem recebido. Em outras, nem tanto. Compreendo. Estou estudando novamente e vejo isso cotidianamente na faculdade. Posso garantir, entretanto, que não é por eu ser professor que eu trato (ao menos tento) bem xs professorxs. Na faculdade, inclusive, vejo xs professorxs como amigxs, no mínimo como aliadxs.

Na faculdade também foi o lugar onde fui percebendo que fiquei sem paciência pra conversa rasa, piada batida, preconceito, estupidez e picuinhas. Talvez se eu rezasse mais, né?

Vai ver sala de aula agora é isso... a internet faz a gente achar que sabemos mais, sabemos de tudo. Mais, inclusive, do que quem está ali na frente. Graças ao que quer que seja, nasci antes desse tempo. A maior parte da minha vida escolar (estudante) sempre fui um aluno regular ou ruim. Farrista, sim. Desrespeitoso? JAMAIS. Não está de acordo com as regras? Vaza. Não é uma ditadura, é uma escolha. Certas coisas podem e precisam ser debatidas, alteradas, modificadas para o bem comum, do grupo. Outras, são regras fixas (como as que tratam de respeito, por exemplo). O que fazer? Nesses casos, dance de acordo com a música. Escola/Faculdade é lugar de socialização, integração, inclusão e... de aprendizado. Qualquer coisa que impeça esses de se concretizarem de forma civilizada, estão erradas.

Não sei bem o que o próximo semestre letivo reserva. Torço para que seja proveitoso, frutífero e enriquecedor em amplos sentidos. Como comentava ontem com um grande amigo: não estamos nesse mundo fazendo turismo. A vida aqui tem que render coisas boas. É preciso então que nos esforcemos.

Estou cuidando da saúde (primeira semana de férias fazendo exames e consultas), da mente (boas leituras, bons filmes, bons pensamentos), da alma e do coração.

Amigavelmente, minha carga horária para agosto já foi reduzida. Comum acordo. A melhor maneira possível. O contato, manteremos via FoiceBook. Eram poucxs, creio, que compactuavam comigo, anyways.

Nos demais, tudo continua o mesmo. Pra melhor: vou tentar resgatar quem eu era, como eu era. O contato com o cinema, as artes, meu riso honesto. Mais contato com o pessoal que filma, grava, canta, toca, atua, “perfoma”. É necessário que eu volte a existir para mim mesmo.

E ver e estar mais com Lili Moreira, Bruno Medeiros, Victor Augusto, Melanie Miguel & Miguel, Sueid Mendonça, Vinicius Novais, Zâina Maria, Iolanda Limonta, Maria Cláudia, minha Elissa, Gabriel, Sabrina, minha família, minha família, minhas amigas da faculdade, o Grupo Pela Vidda... há tanto a resgatar. E que prazer vai ser tentar esse resgate...

Por enquanto, restabelecendo a saúde, aproveitando as férias, dando passos curtos e achando bom. Bora?

domingo, 15 de junho de 2014

Semi-Extensivo (Cursinho): UFG 2008

Polêmica prova da UFG 2008. Ainda hiper atual.

Link para DOWNLOAD

GABARITO:

81 - E
82 - D
83 - B
84 - A
85 - A
86 - B
87 - C
88 - E
89 - D
90 - C

III anos - Text: Cashback (Dialogues / Screenplay)

Material trabalhado em sala de aula. Diálogos / Roteiro do curta-metragem "Cashback".

Link para DOWNLOAD

 Vídeo completo no Youtube

Semi-Extensivo (Cursinho): ITA 2014

Material trabalhado com as turmas de semiextensivo/ENEM. ITA 2014.

Link para DOWNLOAD

Gabarito comentado (via Colégio Objetivo): link para DOWNLOAD

 

Semi-Extensivo (Cursinho): UNB 2013-2

Material trabalhado com as turmas de Semiextensivo e ENEM.

UNB 2013-2

Link para DOWNLOAD


GABARITO:
 
01 - E
02 - C
03 - C
04 - E
05 - E
06 - E
07 - E
08 - E
09 - E
10 - C
11 - C
12 - C
13 - E
14 - C
15 - C
16 - E
17 - C
18 - E
19 - E
20 - E
21 - E
22 - C
23 - E
24 - E
25 - C
26 - C
27 - E
28 - C
29 - C
30 - C

III anos - Text: Jason Dale Bolton

Material trabalhado com as turmas de III ano.

Link para DOWNLOAD da atividade


terça-feira, 20 de maio de 2014

III anos - Text: Phoebe Prince

Texto trabalhado com as turmas de III ano. Tema/Ciclo: Bullying. "Phoebe Prince era uma garota irlandesa recém chegada na escola de South Hadley..."

Link para DOWNLOAD do material

Vídeo relacionado:

Mundo ao Contrário: Heterofobia (Bullying e suas consequências)

Semi-Extensivo (Cursinho): ENEM 2011 / 2012

Material trabalhado com as turmas de semi-extensivo e ENEM.
Provas do ENEM 2011/2012



Link para DOWNLOAD


GABARITO:

09 - B
10 - D
11 - A
12 - D
13 - D
14 - B
15 - B

Vídeo Relacionado: 
Sinead O'Connor - War (Bob Marley)

domingo, 11 de maio de 2014

Semi-Extensivo (Cursinho): ENEM 2010 / 2011

Textos trabalhados em sala de aula com as turmas de semiextensivo e ENEM.


Links para download

GABARITOS:

2010
91 - E
92 - A
93 - D
94 - C
95 - D

2011
91 - E
92 - E
93 - D
94 - B
95 - D

III anos - Text: Fred Phelps / Jair Bolsonaro

Texto trabalhado com as turmas de III anos.

Link para DOWNLOAD

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Semi-extensivo (Cursinho): UFG 2010-2

Prova trabalhada em sala de aula nas turmas de semiextensivo/ENEM: UFG 2010-2.

Vídeo da música "Wouldn't it Be Loverly?"

Link para DOWNLOAD do caderno de provas completo


GABARITO:

81 - B
82 - A
83 - E
84 - D
85 - B
86 - A
87 - C
88 - D
89 - C
90 - E


terça-feira, 6 de maio de 2014

III anos - Text: Matthew Shepard

Texto trabalhado com as turmas de III ano. Matthew Shepard era um jovem de futuro brilhante que teve sua trajetória interrompida de forma bruta e estúpida.


Link para DOWNLOAD

GABARITO:


05 - A
06 - E
07 - B
08 - A

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Semi-Extensivo (Cursinho): UFG 2009-1

Prova completa trabalhada em sala de aula essa semana com as turmas de semiextensivo (cursinho). UFG 2009-1


Link para DOWNLOAD

GABARITO:

81 - A
82 - A
83 - C
84 - E
85 - A
86 - B
87 - A
88 - B
89 - D
90 - E

III anos - Texto: Gay Marriage / Casamento Gay

Texto trabalhado com as turmas de III ano. Gay Marriage / Casamento Gay.

Link para DOWNLOAD do texto

Material de referência:

 


quarta-feira, 16 de abril de 2014

III ano - Text: The Way He Looks / Hoje Eu Quero Voltar Sozinho

Material trabalhado com as turmas de III ano.

"The Way He Looks / Hoje Eu Quero Voltar Sozinho"
 link para DOWNLOAD

Extras:

Trailer do filme:

Curta-metragem (17min) base para o filme:

domingo, 6 de abril de 2014

III ano - Activity: Kill Bill

Atividade trabalhada com as turmas de III ano.

Link para DOWNLOAD do material

Trailer do Filme "Kill Bill"

Cena utilizada com o material




Semi-Extensivo (Cursinho) - Project Unbreakable

Material trabalhado com as turmas de semi-extensivo nessa semana.



Clique aqui para baixar o material: "Project Unbreakable"

Tire um tempo para acessar o site do Projeto e conhecer mais desse trabalho, além de aprimorar seus conhecimentos na língua inglesa.



quarta-feira, 2 de abril de 2014

Diário de Bordo: 24 - 29 de março de 2014

Semana de preparação para as provas no Colégio Fractal. Elaborei uma prova simples pois as aulas vêm rendendo bem. Espero que as turmas consigam boas notas.

No Prevest, uma surpresa: ao final da aula do vespertino na terça-feira, um aluno do Ensino Médio perguntou a um professor o que ele achava do livro "Anjos e Demônios" que o garoto estava lendo. Foi criticado. Eu defendi. Apoio. Não como literatura, mas como leitura e porta de entrada para outros livros de fato densos.

Há muito preconceito com quem lê "Saga Crepúsculo" ou similares (Harry Potter e afins). Qual o problema? São livros grandes... valem sim o tempo de leitura. Creio que é uma forma de contato com a escrita, a leitura, o léxico... enfim... como eu disse ao garoto no papo que levamos: só não vale parar por ai.

E foi muito bom conversar com alguém sobre literatura. Recomendei Edgar Alan Poe, Clarice Lispector (O ovo e a galinha), Machado de Assis (Idéias de Canário)... foi muito bom ser ouvido também.

Minha paciência anda um tanto quanto curta com piadas de gênero, homofóbicas e sobre minorias. Logo, tenho evitado algumas companhias. Feio isso, né? Lamento: não consigo. Tenho alunxs que fazem parte de tudo quanto é minoria e eu xs respeito por demais pra tolerar esse tipo de gracejo. Não dá. Empatia.

Termino a semana corrida no Expressão trabalhando com textos chocantes e tocando "22" e "Girls Just Wanna Have Fun", sem saber se consegui conscientizar meia turma. Será? A próxima pesquisa do IPEA deve mostar...

Final de semana chegou. Sábado pela manhã no Nova Dimensão, me acostumando às turmas. São de uma alegria e entusiasmo contagiantes. Já adoro.

Em seguida, o clássico encerramento com minha turminha no Dinâmico. Cada vez mais surpreendentes, fizeram prova. Será que se saíram bem? Veremos, veremos...

Distração, viagens e lazer: desde janeiro estava com passagem marcada para SP, onde acontece a exposição sobre David Bowie no Museu da Imagem e do Som - MIS. A exposição é simplesmente fantástica, diga-se de passagem. Fora que estive em excelente companhia. Família.

São Paulo. The city that I love the most. E quando eu volto... putz! :/


sexta-feira, 21 de março de 2014

Semi-Extensivo (Cursinho) - UNESP 2013/2014

Provas da UNESP 2013 e 2014

 



GABARITOS:

2013: 

21 - C
22 - B
23 - A
24 - C
25 - D
26 - A
27 - E
28 - E
29 - B
30 - A

2014:

21 - B
22 - B
23 - B
24 - A
25 - D
26 - C
27 - D
28 - A
29 - E
30 - E