Mostrando postagens com marcador vinícius. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador vinícius. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Material III ano / Semi / ENEM (PUC/UCG adaptado / UFG 2012-2)

Olá, pessoas!

Desculpem, por favor, a demora em postar esse material. Ando tendo um pouco de trabalho extra para fechar meus horários e minha grade de aulas nas escolas e na faculdade. Creio que em breve volta tudo à normalidade e posto o material antes mesmo de levá-lo para sala de aula.

Então vamos lá:

Por enquanto foram utilizados três provas. Em algumas escolas, entreguei nas turmas de III ano, em outras, para o Semi/ENEM. Seguem abaixo. Bons estudos!




quinta-feira, 10 de julho de 2014

Diário de Bordo de Final de Semestre

Chegamos ao final de mais um semestre. Espero que tenha sido fácil para muita gente. Pra mim foi quase um suicídio. Ou qualquer coisa parecida com isso, porém menos dramática.

Do semestre passado para esse, creio que passei a trabalhar o dobro do que trabalhava antes. A carga horária ficou pesadíssima. O salário, obviamente, ficou melhor e as distâncias ficaram menores... mas tenho quase certeza de que isso não compensou meu baixo rendimento na faculdade, o distanciamento dxs amigxs e família (por falta de tempo, não de afeto – devo alertar antes que surjam especulações), a rotina insana que me fez correr de uma escola para outra todos os dias (às terças-feiras são cinco)... não surtei por muito pouco. Mesmo. Mas o corpo cobrou o preço e senti um abalo na saúde (já estou cuidando, remediando).

Ao todo, com as aulas da faculdade, são sessenta aulas por semana, saindo de casa às 6h40 da manhã e voltando só depois das 23h. A maioria dos dias eu pude almoçar em casa, mas isso aumentou o tempo no trânsito e os trechos dirigindo chegaram a OITO em um mesmo dia. Consumo de combustível e problemas com o carro (incluindo um leve acidente com uma moto) deram uma abrandada no salário. Estresse, estresse... e inexistência.

Tive pouquíssimos finais de semana para mim. Lembro-me de dois em especial. Um no começo do ano, quando ousadamente fui a São Paulo ver a exposição David Bowie (mas tinha comprado as passagens e o ingresso ano passado, sem imaginar como seria a luta) e outro agora no começo do mês, quando admiti que sou humano e me recusei a corrigir quatrocentas provas.

Abri mão de um curso que eu estava fazendo (e que será – pois ainda terminarei – muito importante para meu futuro) para trabalhar aos sábados até meio-dia e trinta. Parei de correr na pista do zoológico pois não tinha mais ânimo/tempo/paciência/vigor & disposição. Abortei os planos de continuar em uma academia praticando yoga e pilates (exercícios que me faziam tanto bem ao cérebro e ao corpo). E por fim, cruelmente, parei de ir duas vezes por semana ao cinema. Acho que fui uma vez por mês, se tanto.

E agora começam as férias de julho. Estou uma pilha... inquieto. Acho que meu corpo vai demorar mais do que os 10 dias que xs psicólogxs dizem ser necessário para o organismo se adaptar às folgas. Claro que ainda tenho pacotes de prova pra terminar (e pretendo fazê-lo antes do dia 1º). Dai quero ficar 48h sem ver ninguém. Tive uma overdose de pessoas e de mim mesmo. Lispectorianamente, sempre fui um extremo e o oposto desse extremo ao mesmo tempo. Gosto muito de estar rodeado de pessoas de todo tipo, mas preciso de muitos momentos completamente isolado também.

Ter feito (literalmente – coordenando, produzindo, inventando e participando) as duas apresentações com os Expression Boys foi fantástico, mas contribuiu para o peso. Eu tolamente achei que fosse atenuar o estresse. Inocente: onde eu encaixaria os ensaios? E meu repouso? Foda-se. Fizemos e fomos muito bem, obrigado. A quem interessar, tudo documentado no nosso perfil no FB (www.facebook.com/expressionboys). E àquelxs que insistem em tentar (des)qualificar o grupo, recomendo leitura e estudo (sugiro a prova de inglês da UFG de 2008). Yeah, não se trata de sexualidade. É só zoeira, transgressão e diversão. Como dizem certas sábias avós: só podemos falar do que conhecemos.

A saída do Colégio Delos foi um agravante. Não digo administrativamente. Era o colégio mais distante da minha housedência (exatos 15 km). A distância, porém, é proporcional ao amor que eu tenho pelxs alunxs de lá. E admito que eu não tinha noção disso até minha recente visita ao colégio. Foram tantos abraços sinceros, apertados... uma alegria tão... maluca. Indescritível. São alunxs que considero DEMAIS. Sai de lá com um sorriso gigantesco e a saudade apertando forte no peito.

Alunxs de todas as escolas, aliás, foram as pessoas com as quais passei mais tempo esse semestre. Mais tempo do que passei com minha famílias e amigxs. Em algumas salas sempre fui (sou) muito bem recebido. Em outras, nem tanto. Compreendo. Estou estudando novamente e vejo isso cotidianamente na faculdade. Posso garantir, entretanto, que não é por eu ser professor que eu trato (ao menos tento) bem xs professorxs. Na faculdade, inclusive, vejo xs professorxs como amigxs, no mínimo como aliadxs.

Na faculdade também foi o lugar onde fui percebendo que fiquei sem paciência pra conversa rasa, piada batida, preconceito, estupidez e picuinhas. Talvez se eu rezasse mais, né?

Vai ver sala de aula agora é isso... a internet faz a gente achar que sabemos mais, sabemos de tudo. Mais, inclusive, do que quem está ali na frente. Graças ao que quer que seja, nasci antes desse tempo. A maior parte da minha vida escolar (estudante) sempre fui um aluno regular ou ruim. Farrista, sim. Desrespeitoso? JAMAIS. Não está de acordo com as regras? Vaza. Não é uma ditadura, é uma escolha. Certas coisas podem e precisam ser debatidas, alteradas, modificadas para o bem comum, do grupo. Outras, são regras fixas (como as que tratam de respeito, por exemplo). O que fazer? Nesses casos, dance de acordo com a música. Escola/Faculdade é lugar de socialização, integração, inclusão e... de aprendizado. Qualquer coisa que impeça esses de se concretizarem de forma civilizada, estão erradas.

Não sei bem o que o próximo semestre letivo reserva. Torço para que seja proveitoso, frutífero e enriquecedor em amplos sentidos. Como comentava ontem com um grande amigo: não estamos nesse mundo fazendo turismo. A vida aqui tem que render coisas boas. É preciso então que nos esforcemos.

Estou cuidando da saúde (primeira semana de férias fazendo exames e consultas), da mente (boas leituras, bons filmes, bons pensamentos), da alma e do coração.

Amigavelmente, minha carga horária para agosto já foi reduzida. Comum acordo. A melhor maneira possível. O contato, manteremos via FoiceBook. Eram poucxs, creio, que compactuavam comigo, anyways.

Nos demais, tudo continua o mesmo. Pra melhor: vou tentar resgatar quem eu era, como eu era. O contato com o cinema, as artes, meu riso honesto. Mais contato com o pessoal que filma, grava, canta, toca, atua, “perfoma”. É necessário que eu volte a existir para mim mesmo.

E ver e estar mais com Lili Moreira, Bruno Medeiros, Victor Augusto, Melanie Miguel & Miguel, Sueid Mendonça, Vinicius Novais, Zâina Maria, Iolanda Limonta, Maria Cláudia, minha Elissa, Gabriel, Sabrina, minha família, minha família, minhas amigas da faculdade, o Grupo Pela Vidda... há tanto a resgatar. E que prazer vai ser tentar esse resgate...

Por enquanto, restabelecendo a saúde, aproveitando as férias, dando passos curtos e achando bom. Bora?

domingo, 15 de junho de 2014

Semi-Extensivo (Cursinho): UFG 2008

Polêmica prova da UFG 2008. Ainda hiper atual.

Link para DOWNLOAD

GABARITO:

81 - E
82 - D
83 - B
84 - A
85 - A
86 - B
87 - C
88 - E
89 - D
90 - C

III anos - Text: Cashback (Dialogues / Screenplay)

Material trabalhado em sala de aula. Diálogos / Roteiro do curta-metragem "Cashback".

Link para DOWNLOAD

 Vídeo completo no Youtube

Semi-Extensivo (Cursinho): ITA 2014

Material trabalhado com as turmas de semiextensivo/ENEM. ITA 2014.

Link para DOWNLOAD

Gabarito comentado (via Colégio Objetivo): link para DOWNLOAD

 

Semi-Extensivo (Cursinho): UNB 2013-2

Material trabalhado com as turmas de Semiextensivo e ENEM.

UNB 2013-2

Link para DOWNLOAD


GABARITO:
 
01 - E
02 - C
03 - C
04 - E
05 - E
06 - E
07 - E
08 - E
09 - E
10 - C
11 - C
12 - C
13 - E
14 - C
15 - C
16 - E
17 - C
18 - E
19 - E
20 - E
21 - E
22 - C
23 - E
24 - E
25 - C
26 - C
27 - E
28 - C
29 - C
30 - C

III anos - Text: Jason Dale Bolton

Material trabalhado com as turmas de III ano.

Link para DOWNLOAD da atividade


terça-feira, 20 de maio de 2014

III anos - Text: Phoebe Prince

Texto trabalhado com as turmas de III ano. Tema/Ciclo: Bullying. "Phoebe Prince era uma garota irlandesa recém chegada na escola de South Hadley..."

Link para DOWNLOAD do material

Vídeo relacionado:

Mundo ao Contrário: Heterofobia (Bullying e suas consequências)

Semi-Extensivo (Cursinho): ENEM 2011 / 2012

Material trabalhado com as turmas de semi-extensivo e ENEM.
Provas do ENEM 2011/2012



Link para DOWNLOAD


GABARITO:

09 - B
10 - D
11 - A
12 - D
13 - D
14 - B
15 - B

Vídeo Relacionado: 
Sinead O'Connor - War (Bob Marley)

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Semi-extensivo (Cursinho): UFG 2010-2

Prova trabalhada em sala de aula nas turmas de semiextensivo/ENEM: UFG 2010-2.

Vídeo da música "Wouldn't it Be Loverly?"

Link para DOWNLOAD do caderno de provas completo


GABARITO:

81 - B
82 - A
83 - E
84 - D
85 - B
86 - A
87 - C
88 - D
89 - C
90 - E


terça-feira, 6 de maio de 2014

III anos - Text: Matthew Shepard

Texto trabalhado com as turmas de III ano. Matthew Shepard era um jovem de futuro brilhante que teve sua trajetória interrompida de forma bruta e estúpida.


Link para DOWNLOAD

GABARITO:


05 - A
06 - E
07 - B
08 - A

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Semi-Extensivo (Cursinho): UFG 2009-1

Prova completa trabalhada em sala de aula essa semana com as turmas de semiextensivo (cursinho). UFG 2009-1


Link para DOWNLOAD

GABARITO:

81 - A
82 - A
83 - C
84 - E
85 - A
86 - B
87 - A
88 - B
89 - D
90 - E

III anos - Texto: Gay Marriage / Casamento Gay

Texto trabalhado com as turmas de III ano. Gay Marriage / Casamento Gay.

Link para DOWNLOAD do texto

Material de referência:

 


quarta-feira, 16 de abril de 2014

III ano - Text: The Way He Looks / Hoje Eu Quero Voltar Sozinho

Material trabalhado com as turmas de III ano.

"The Way He Looks / Hoje Eu Quero Voltar Sozinho"
 link para DOWNLOAD

Extras:

Trailer do filme:

Curta-metragem (17min) base para o filme:

Semi-Extensivo (Cursinho) - UEG 2013-1 (Obama / Carnival)

Prova da UEG 2013-1 trabalhada com as turmas de semiextensivo.

Link para DOWNLOAD


GABARITO:

01 - B
02 - C
03 - A
04 - A
05 - A
06 - C

domingo, 6 de abril de 2014

III ano - Activity: Kill Bill

Atividade trabalhada com as turmas de III ano.

Link para DOWNLOAD do material

Trailer do Filme "Kill Bill"

Cena utilizada com o material




Semi-Extensivo (Cursinho) - Project Unbreakable

Material trabalhado com as turmas de semi-extensivo nessa semana.



Clique aqui para baixar o material: "Project Unbreakable"

Tire um tempo para acessar o site do Projeto e conhecer mais desse trabalho, além de aprimorar seus conhecimentos na língua inglesa.



sábado, 15 de fevereiro de 2014

Diário de Bordo: 10 - 15 de fevereiro de 2014

Sábado, 13h53. Ainda não conseguir absorver e compreender essa semana.

Na segunda-feira, as aulas no Fractal foram tranquilas. Tive minha primeira aula com a turma do semi-extensivo (cursinho). Alguns rostos conhecidos. Se por um lado isso significa que nem todo mundo passou no vestibular, funil da elite e da "meritocracia" estudantil (ah, quantos excelentes estudantes de fato ficam de fora...), por outro lado é uma prova de que quem quer, não pode desistir. Tem que correr atrás mesmo. É bom ver uns rostos conhecidos. Fico mais à vontade e espero recebê-lxs bem, assim como me sinto bem recebido.

À tarde pude descansar um pouco (tinha ido à Caldas Novas no domingo - ido e voltado no mesmo dia, dirigindo) antes de ir para faculdade.

Terça-feira, Expressão. Leve mudança no meu horário. A janela (aula vaga) continua lá. Aproveito para fazer um social com as pessoas tão bacanas que trabalham na manutenção do colégio. Sem essas pessoas, escola nenhum funciona. Imprescindíveis.

À tarde, primeira aula com a turma do semi-extensivo do Prevest. Sala cheia. Eu sempre crio uma expectativa imensa quanto axs alunxs do "Prevas". Ali trabalhei com alunxs dos mais diversos backgrounds: lojistas, vendedorxs, estudante universitárix, concurseirxs... E a escola fica no centro da cidade, região que venero justamente por misturar (quase) em harmonia tanta gente distinta.

Do centro para o Frac II. Mais semi e mais gente conhecida. A turma pequena (uns 10) tem gente que eu não via desde 2009! Oba! E gente que eu gosto muito, gente bacana. 

Fim da aula, corre pro Frac I. Mais semi. Mais gente conhecida, e agora uma sala cheia, bem cheia.

Existe uma coisa que eu sempre falo sobre turmas de cursinho e que é muito nítido: são turmas atentas. Não estão ali por causa de nota, presença ou diploma de Ensino Médio. Não vejo como se fossem pessoas que não conseguiram, vejo como gente obstinada, gente que quer. Qualquer outra concepção é conjectura, é especulação.

Anoitecendo, um punhado bom de obrigações (provas, listas, atividades pra elaborar/corrigir) me fez faltar à faculdade. E só adiantei metade do serviço. Queria muito que meu corpo, meu organismo, entendesse que eu quero ter mais resistência e ânimo. Fucking 35 :/

Quarta-feira de manhã no Fractal I. Exclusiva para turmas de II ano. Acho que algumas turmas ainda estão longe de entender minha proposta como professor em sala de aula. Compreensível: não me conhecem, não sabem como funciono. Enquanto em algumas salas a aula já flui muito bem, inclusive já em um nível de amizade, em outras, as pessoas parecem ainda só agir sob o calor da autoridade...  como pode, gente? Por quê? Mais ainda: pra que isso? Tirei uma aluna de sala por conta de conversa fora de hora. E essa atitude me assombra até agora. Acaba com minha semana.

Quando eu digo que não acredito em autoridade, é simples: conversa fora de hora, pra mim, não é uma questão de "ouça a quem manda" mas sim de "há alguém falando, vamos ouvir". É um respeito que, inclusive, tem mão dupla, serve pra todxs. Se uma criança de dez ano pode compreender isso, por que não nós que somos adultxs? "réshitégui xatiadu" :/

Tarde/noite: semi no Expressão. Eu estava beeeem pra baixo com a coisa de ter colocado alunx pra fora de sala pela manhã. As turmas do semi foram muito gentis e, sem que soubessem, me deram uma injeção de ânimo. Dizem que tenho, ou desenvolvi, a clássica capacidade de entrar em sala e não transparecer se estou preocupado, tenso, triste, estressado... é um teatro? Ali sou personagens? Ou é a desumanização em prol da mercantilização do saber? Vai saber...

Quinta-feira é um dia interessante: passo a manhã inteira no Fractal II com alunxs que eu desconhecia e com uma galera que é minha desde 2008/2009. Parece uma coisa meio "máquina do tempo". Ainda não desmistifiquei isso na minha cabeça. Mas estou acostumando. E gostando. Eram saudades injustas, acreditem.

À tarde, um semi e o terceirão lotaaaaaaado do Expressão... e uma janela de 2h30 :/ Vale pelas turmas, que são fantásticas... mas tem sido duro aproveitar esse espaço. Pensando em levar uns filmes pra assistir no datashow (ironias?).

O último dia da semana vem com seis aulas. Manhã de sexta-feira no Expressão é cheia. Quatro turmas de I ano e duas de II ano. Tudo como manda o figurino. E um pouco de febre... não sei de onde, não sei porquê.

Sábado veio para estender a semana. A parceria com a professora Suzana, a quem eu admiro muito e adoro, agora no Colégio Dinâmico. A turma pequena, ainda tímida, participou pouco. Ouviam a tudo, responderam quando fiz perguntas... parecem ser pessoas bacanas. Sejamos, então.

De volta pra casa, passei uma boa parte da tarde postando fotos antigas das escolas no Facebook. Têm sido dias nostálgicos, acho.

O corpo, novamente, cobrou o preço. Apaguei na cama enquanto postava as fotos... daqui 24 horas, começa tudo de novo de modo novo.

"Eu tenho pressa e tanta coisa me interessa..."