Mostrando postagens com marcador delos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador delos. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Material III ano / Semi / ENEM (PUC/UCG adaptado / UFG 2012-2)

Olá, pessoas!

Desculpem, por favor, a demora em postar esse material. Ando tendo um pouco de trabalho extra para fechar meus horários e minha grade de aulas nas escolas e na faculdade. Creio que em breve volta tudo à normalidade e posto o material antes mesmo de levá-lo para sala de aula.

Então vamos lá:

Por enquanto foram utilizados três provas. Em algumas escolas, entreguei nas turmas de III ano, em outras, para o Semi/ENEM. Seguem abaixo. Bons estudos!




segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Diário de Bordo de Começo de Semestre: The Next Best Thing

Começa o segundo semestre de 2014. O mais "curto". E logo vêm férias de final de ano, festividades, aprovações em vestibulares... tudo de novo... a mesma rotina há 16 anos.

Com algumas coisas, entanto, não me acostumo nunca, creio. Muito provavelmente porque não sejam suaves. Não precisamos nos acostumar ao que não faz bem.

Fazer escolhas, tomar rumos, pegar estradas novas/diferentes que levam a destinos incertos: tudo tão natural mas ainda assim nos prendemos à zona de conforto e sempre sofremos um pouco (ou  um tanto), seja com o resultado, seja com a duração dessas transições, seu percurso.

No começo do ano, sofri um bocado quando pedi para que reduzissem minhas aulas no Colégio Delos (e reduziram mesmo rararara - é uma risada). Estive lá em junho e foi ai que percebi o quanto somos tolos (professorxs). Nós nos apegamos a alunxs, turmas e colegas de trabalho. A maioria dos outros profissionais se apega ao lucro, a resultados...

Pois então... comentei aqui várias vezes que o primeiro semestre foi muito intenso. Mal tinha horários para fazer as refeições com calma (de fato). Resolvi reduzir bem a carga para esse segundo semestre. Motivos não faltam: minha saúde (passei boa parte das férias indo a consultórios médicos - obviamente não ia ficar postando foto disso no FoiceBook), meus estudos (preciso de tempo para ler, estudar, pesquisar...), a valorização profissional (evito a precarização a todo custo)...

Consigo lidar com rejeição numa boa. Mas para que meu trabalho seja primoroso, preciso estar em harmonia e afinado com o ambiente. Ainda mais com a rotina tão pesada. Vamos deixar as coisas todas mais leves (não menos sérias ou coerentes, ok?) de ambos os lados?

Saio tranquilo. Já era o esperado. E tudo muito respeitosamente, como sempre faço questão que seja. Saio sem bater a porta porque um dia a gente precisa (ou precisam da gente) e é sempre bom quando o tempo passa e as pessoas se reencontram sem mágoa, sem rancor, sem amargura.

Respeito e admiro quem me lidera no trabalho e tenho dessas pessoas respeito e confiança. Tanto que sempre me vali de seus conselhos, suas indicações e não é raro trabalharmos juntos por muitos anos. Juntxs, temos erros e acertos. Tudo muito humano.

Uma vez me disseram que só valorizam profissional que tem abordagem agressiva. Discordo. Não valorizam: temem. Mas dai, qualquer hora, dois "agressivos" batem de frente e vivem um inferno (que em uma empresa pode durar anos!) até que um dê o braço a torcer. Prefiro a leveza, o bom humor, a cortesia, a boa educação, a boa conversa. Alunxs (e professorxs, por que não?) talvez não entendam isso. Acham que é tudo uma disputa onde as pessoas todas ou querem ser respeitadas, ou temidas, ou idolatradas/amadas.

Quero compreender/ser compreendido.

 But I do.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Diário de Bordo de Final de Semestre

Chegamos ao final de mais um semestre. Espero que tenha sido fácil para muita gente. Pra mim foi quase um suicídio. Ou qualquer coisa parecida com isso, porém menos dramática.

Do semestre passado para esse, creio que passei a trabalhar o dobro do que trabalhava antes. A carga horária ficou pesadíssima. O salário, obviamente, ficou melhor e as distâncias ficaram menores... mas tenho quase certeza de que isso não compensou meu baixo rendimento na faculdade, o distanciamento dxs amigxs e família (por falta de tempo, não de afeto – devo alertar antes que surjam especulações), a rotina insana que me fez correr de uma escola para outra todos os dias (às terças-feiras são cinco)... não surtei por muito pouco. Mesmo. Mas o corpo cobrou o preço e senti um abalo na saúde (já estou cuidando, remediando).

Ao todo, com as aulas da faculdade, são sessenta aulas por semana, saindo de casa às 6h40 da manhã e voltando só depois das 23h. A maioria dos dias eu pude almoçar em casa, mas isso aumentou o tempo no trânsito e os trechos dirigindo chegaram a OITO em um mesmo dia. Consumo de combustível e problemas com o carro (incluindo um leve acidente com uma moto) deram uma abrandada no salário. Estresse, estresse... e inexistência.

Tive pouquíssimos finais de semana para mim. Lembro-me de dois em especial. Um no começo do ano, quando ousadamente fui a São Paulo ver a exposição David Bowie (mas tinha comprado as passagens e o ingresso ano passado, sem imaginar como seria a luta) e outro agora no começo do mês, quando admiti que sou humano e me recusei a corrigir quatrocentas provas.

Abri mão de um curso que eu estava fazendo (e que será – pois ainda terminarei – muito importante para meu futuro) para trabalhar aos sábados até meio-dia e trinta. Parei de correr na pista do zoológico pois não tinha mais ânimo/tempo/paciência/vigor & disposição. Abortei os planos de continuar em uma academia praticando yoga e pilates (exercícios que me faziam tanto bem ao cérebro e ao corpo). E por fim, cruelmente, parei de ir duas vezes por semana ao cinema. Acho que fui uma vez por mês, se tanto.

E agora começam as férias de julho. Estou uma pilha... inquieto. Acho que meu corpo vai demorar mais do que os 10 dias que xs psicólogxs dizem ser necessário para o organismo se adaptar às folgas. Claro que ainda tenho pacotes de prova pra terminar (e pretendo fazê-lo antes do dia 1º). Dai quero ficar 48h sem ver ninguém. Tive uma overdose de pessoas e de mim mesmo. Lispectorianamente, sempre fui um extremo e o oposto desse extremo ao mesmo tempo. Gosto muito de estar rodeado de pessoas de todo tipo, mas preciso de muitos momentos completamente isolado também.

Ter feito (literalmente – coordenando, produzindo, inventando e participando) as duas apresentações com os Expression Boys foi fantástico, mas contribuiu para o peso. Eu tolamente achei que fosse atenuar o estresse. Inocente: onde eu encaixaria os ensaios? E meu repouso? Foda-se. Fizemos e fomos muito bem, obrigado. A quem interessar, tudo documentado no nosso perfil no FB (www.facebook.com/expressionboys). E àquelxs que insistem em tentar (des)qualificar o grupo, recomendo leitura e estudo (sugiro a prova de inglês da UFG de 2008). Yeah, não se trata de sexualidade. É só zoeira, transgressão e diversão. Como dizem certas sábias avós: só podemos falar do que conhecemos.

A saída do Colégio Delos foi um agravante. Não digo administrativamente. Era o colégio mais distante da minha housedência (exatos 15 km). A distância, porém, é proporcional ao amor que eu tenho pelxs alunxs de lá. E admito que eu não tinha noção disso até minha recente visita ao colégio. Foram tantos abraços sinceros, apertados... uma alegria tão... maluca. Indescritível. São alunxs que considero DEMAIS. Sai de lá com um sorriso gigantesco e a saudade apertando forte no peito.

Alunxs de todas as escolas, aliás, foram as pessoas com as quais passei mais tempo esse semestre. Mais tempo do que passei com minha famílias e amigxs. Em algumas salas sempre fui (sou) muito bem recebido. Em outras, nem tanto. Compreendo. Estou estudando novamente e vejo isso cotidianamente na faculdade. Posso garantir, entretanto, que não é por eu ser professor que eu trato (ao menos tento) bem xs professorxs. Na faculdade, inclusive, vejo xs professorxs como amigxs, no mínimo como aliadxs.

Na faculdade também foi o lugar onde fui percebendo que fiquei sem paciência pra conversa rasa, piada batida, preconceito, estupidez e picuinhas. Talvez se eu rezasse mais, né?

Vai ver sala de aula agora é isso... a internet faz a gente achar que sabemos mais, sabemos de tudo. Mais, inclusive, do que quem está ali na frente. Graças ao que quer que seja, nasci antes desse tempo. A maior parte da minha vida escolar (estudante) sempre fui um aluno regular ou ruim. Farrista, sim. Desrespeitoso? JAMAIS. Não está de acordo com as regras? Vaza. Não é uma ditadura, é uma escolha. Certas coisas podem e precisam ser debatidas, alteradas, modificadas para o bem comum, do grupo. Outras, são regras fixas (como as que tratam de respeito, por exemplo). O que fazer? Nesses casos, dance de acordo com a música. Escola/Faculdade é lugar de socialização, integração, inclusão e... de aprendizado. Qualquer coisa que impeça esses de se concretizarem de forma civilizada, estão erradas.

Não sei bem o que o próximo semestre letivo reserva. Torço para que seja proveitoso, frutífero e enriquecedor em amplos sentidos. Como comentava ontem com um grande amigo: não estamos nesse mundo fazendo turismo. A vida aqui tem que render coisas boas. É preciso então que nos esforcemos.

Estou cuidando da saúde (primeira semana de férias fazendo exames e consultas), da mente (boas leituras, bons filmes, bons pensamentos), da alma e do coração.

Amigavelmente, minha carga horária para agosto já foi reduzida. Comum acordo. A melhor maneira possível. O contato, manteremos via FoiceBook. Eram poucxs, creio, que compactuavam comigo, anyways.

Nos demais, tudo continua o mesmo. Pra melhor: vou tentar resgatar quem eu era, como eu era. O contato com o cinema, as artes, meu riso honesto. Mais contato com o pessoal que filma, grava, canta, toca, atua, “perfoma”. É necessário que eu volte a existir para mim mesmo.

E ver e estar mais com Lili Moreira, Bruno Medeiros, Victor Augusto, Melanie Miguel & Miguel, Sueid Mendonça, Vinicius Novais, Zâina Maria, Iolanda Limonta, Maria Cláudia, minha Elissa, Gabriel, Sabrina, minha família, minha família, minhas amigas da faculdade, o Grupo Pela Vidda... há tanto a resgatar. E que prazer vai ser tentar esse resgate...

Por enquanto, restabelecendo a saúde, aproveitando as férias, dando passos curtos e achando bom. Bora?

domingo, 15 de junho de 2014

Semi-Extensivo (Cursinho): UFG 2008

Polêmica prova da UFG 2008. Ainda hiper atual.

Link para DOWNLOAD

GABARITO:

81 - E
82 - D
83 - B
84 - A
85 - A
86 - B
87 - C
88 - E
89 - D
90 - C

III anos - Text: Cashback (Dialogues / Screenplay)

Material trabalhado em sala de aula. Diálogos / Roteiro do curta-metragem "Cashback".

Link para DOWNLOAD

 Vídeo completo no Youtube

Semi-Extensivo (Cursinho): ITA 2014

Material trabalhado com as turmas de semiextensivo/ENEM. ITA 2014.

Link para DOWNLOAD

Gabarito comentado (via Colégio Objetivo): link para DOWNLOAD

 

Semi-Extensivo (Cursinho): UNB 2013-2

Material trabalhado com as turmas de Semiextensivo e ENEM.

UNB 2013-2

Link para DOWNLOAD


GABARITO:
 
01 - E
02 - C
03 - C
04 - E
05 - E
06 - E
07 - E
08 - E
09 - E
10 - C
11 - C
12 - C
13 - E
14 - C
15 - C
16 - E
17 - C
18 - E
19 - E
20 - E
21 - E
22 - C
23 - E
24 - E
25 - C
26 - C
27 - E
28 - C
29 - C
30 - C

terça-feira, 20 de maio de 2014

III anos - Text: Phoebe Prince

Texto trabalhado com as turmas de III ano. Tema/Ciclo: Bullying. "Phoebe Prince era uma garota irlandesa recém chegada na escola de South Hadley..."

Link para DOWNLOAD do material

Vídeo relacionado:

Mundo ao Contrário: Heterofobia (Bullying e suas consequências)

Semi-Extensivo (Cursinho): ENEM 2011 / 2012

Material trabalhado com as turmas de semi-extensivo e ENEM.
Provas do ENEM 2011/2012



Link para DOWNLOAD


GABARITO:

09 - B
10 - D
11 - A
12 - D
13 - D
14 - B
15 - B

Vídeo Relacionado: 
Sinead O'Connor - War (Bob Marley)

domingo, 11 de maio de 2014

Diário de Bordo: 05 - 10 de maio de 2014

2014.05.05
A semana começou com estômago fraco, febre e ausência na escola. Péssimo: o conteúdo fica desregulado (uma turma passa a não acompanhar as outras), cria-se uma tensão entre direção/professor uma vez que a escola passa pela dificuldade de achar um substituto em cima da hora, e a consciência pesa um tanto.

À tarde, um pouco melhor, forcei um ensaio com os Expression Boys. O medo de sempre de que nada dê certo ou de que o tempo pra ensaiar devidamente seja curto. Meia década fazendo isso ainda não me dá uma segurança... quem se importa?

À noite, a febre e o corpo fraco cobraram seu pedágio. Não consegui ir à faculdade. Dormi às 20h30, exausto.


2014.05.06
Terça-feira acordei bem menos indisposto. Ainda bem, pois é um dos dias mais pesados da semana. Não pelas turmas, que são tranquilas, mas pela correria.

A manhã no Expressão foi suave. I D, II B e A.
Saindo do colégio uma aluna passando mal na secretaria. Acho que nunca vou me acostumar a ver alunxs assim. São pessoas que vejo sempre bem dispostas, bem humoradas em sala de aula. Sofro um tanto quando qualquer coisa desse tipo acontece.

Tarde apressada. São três aulas, uma em cada prédio, cada prédio em um bairro. Dá tempo de passar em casa, tomar um banho e correr pra faculdade. E dessa vez, tive esse tempo reduzido: tive que elaborar uma prova e enviar para o CPD do colégio antes de ir embora. :/

2014.05.07
Manhã que, pra mim, vai ficar marcada.

Andei conversando com alguns colegas de trabalho que admiro muito. Professores e professoras conhecidxs, respeitadxs e que considero como ídolos. O conselho é o mesmo: volte à sua essência. Respeite seus princípios. Cuide-se. Dinheiro só vale se te faz feliz, se te faz bem.

Talvez seja hora de admitir que ando tentando dar passos maior que minhas pernas. Tudo tão óbvio quanto saber que o dia tem 24h e eu tenho dormido/descansado por apenas 5h, se tanto. Que tenho deixado de aproveitar os finais de semana pra descansar. Que eu me prometi há bem uns 15 anos que eu só iria onde tem quem queira me ver. 

A minha matemática é simples: grande quantidade de alunxs parece não apreciar minha presença, peço as contas.

Não são crianças. Não acredito nessa coisa de "ah, mas é questão de você se adaptar". Penso o mesmo, inclusive a respeito dxs colegas da faculdade. A diferença é que na faculdade, supõe-se, estão ali por vontade própria. Ou seja, não estão satisfeitos? É só sair, mudar de curso... (por favor).

Em escola não funciona bem assim... os pais e mães é quem decidem. À nós, professorxs, a responsabilidade de "criar", "dar educação e respeito", "entender a crise, os problemas, a 'fase difícil'" que uns/umas e outrxs estão passando... 

Eu não me importo. Posso ser parceiro, companheiro, compreensível. Mas me pedir pra ser autoritário, não dá. Posso respeitar vontades, desejos e até caprichos. Autoridade?! Mesmo? As pessoas estão carentes de autoridade? Não é possível...  ter que cercear, limitar, podar a liberdade para que as coisas funcionem?! Quanto atraso... 

Você compra um ingresso para uma sessão de cinema. Durante a exibição, alguém começa a atrapalhar, falando alto e fazendo algazarra. Você se sente prejudicado porque quer prestar atenção no filme. O primeiro pensamento que vem à cabeça de muitos é "cadê a autoridade que não vem tirar esse cidadão daqui?!". O meu pensamento não é esse. Eu penso "putz... como alguém consegue atrapalhar os outros? Pra que pagou pra entrar aqui? É muito egoísmo".

Escola é a mesma coisa... 

Acho que vou sair e ver o filme depois. Ou em outro lugar. Ou não vê-lo.

2014.05.08
Frac Unidade II. Aulas depois de uma semana sem vê-los por conta do feriado. Conteúdo atualizado. Espero conseguir conscientizar algumas turmas de que vestibulares estão à espreita. Há que se preparar, galere...

Mais um dia corrido: três aulas à tarde. Expressão -> Nova Dimensão -> Expressão... com a impressão de que passo mais tempo dentro do carro que em sala de aula. O clima quente da cidade não ajuda.

Noite: aproveitei que não teria aula na faculdade para comprar umas balinhas. Na sexta-feira tem a visita à Usina de Corumbá e o passeio no Hot Park. Sempre divertido.

2014.05.09
Acordei às 4h40 para ir pro Expressão. Passeio clássico com as turmas de I ano. Usina de Corumbá e Hot Park.

Estava hiper cansado, ainda com um pouquinho da febre e preocupado com uma série de coisas. Deixei tudo em Goiânia. Elxs merecem o melhor de mim nessas ocasiões. Tentei. Juro que tentei. Espero ter agradado.

O dia passou muito rápido. Creio que ficamos mais próximxs. Isso só pode ser bom. A farra, as brincadeiras, o bom humor, a comunhão que momentos simples proporcionam.

Na volta, para o meu desespero, uma aluna passou muito mal.  Minha ficha ainda não caiu, acreditam? Eu não consigo NÃO me envolver. Nem me acostumar. Elxs passam mal, eu também.

Chegando na escola, a família dela veio buscá-la. Tudo bem? Não sei. Não dormi direito porque fiquei pensando nisso o tempo todo. O bem estar das pessoas está além do que eu posso fazer. Nada sou.

2014.05.10
Prova pela manhã me impediu de dar aula para minhas turmas de sábado no Nova Dimensão. Turmas pequenas, corações gigantes. Acho que sim, acho que sim.

À tarde, minha mãe chegou de Porto Alegre. E recebi para um breve ensaio em minha casa uma pessoa que tenho como amigo. Novamente, obrigações de lado, a tarde correu tranquilamente.

Perdi uma festa pra qual não fui chamado. E...?

O estresse e o cansaço físico pegando pesado, dormi novamente por volta das 22h.


"Ouvi sua angustia
Ouvi seu coração chorar
Estamos cansados, estamos exaustos, mas não estamos acabados
Largue suas correntes, até que só a fé permaneça
Largue suas correntes

Emprestem suas vozes somente para sons de liberdade
Não emprestem mais sua força para as coisas das quais desejam se livrar
Encham suas vidas com amor e coragem
E vão viver uma vida incomum"

Semi-Extensivo (Cursinho): ENEM 2010 / 2011

Textos trabalhados em sala de aula com as turmas de semiextensivo e ENEM.


Links para download

GABARITOS:

2010
91 - E
92 - A
93 - D
94 - C
95 - D

2011
91 - E
92 - E
93 - D
94 - B
95 - D

III anos - Text: Fred Phelps / Jair Bolsonaro

Texto trabalhado com as turmas de III anos.

Link para DOWNLOAD

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Semi-extensivo (Cursinho): UFG 2010-2

Prova trabalhada em sala de aula nas turmas de semiextensivo/ENEM: UFG 2010-2.

Vídeo da música "Wouldn't it Be Loverly?"

Link para DOWNLOAD do caderno de provas completo


GABARITO:

81 - B
82 - A
83 - E
84 - D
85 - B
86 - A
87 - C
88 - D
89 - C
90 - E


quinta-feira, 24 de abril de 2014

Semi-Extensivo (Cursinho): UFG 2009-1

Prova completa trabalhada em sala de aula essa semana com as turmas de semiextensivo (cursinho). UFG 2009-1


Link para DOWNLOAD

GABARITO:

81 - A
82 - A
83 - C
84 - E
85 - A
86 - B
87 - A
88 - B
89 - D
90 - E

III anos - Texto: Gay Marriage / Casamento Gay

Texto trabalhado com as turmas de III ano. Gay Marriage / Casamento Gay.

Link para DOWNLOAD do texto

Material de referência:

 


sexta-feira, 18 de abril de 2014

Diário de Bordo: 1º - 17 de abril de 2014

Muita coisa rolou nos últimos 15 dias.

A falta de tempo me fez tirar as piores notas até agora na faculdade. Previsível, mas não me acomodo. O pouco tempo livre que me resta está tomado pelo excesso de provas, avaliações e atividades impostas pelos colégios. Há momentos em que acho que é tudo muito exagerado e cruel tanto para nós professores quanto para quem estuda.

Tudo ficou cinza e triste com a morte de uma grande amiga. E eu que me acho muito forte ou insensível, me vejo em sofrimento e dor com essa perda. É estranho.

"Já não sei dizer
Se ainda sei sentir
O meu coração
Já não me pertence
Já não quer mais
Me obedecer
Parece agora estar
Tão cansado quanto eu"

Manter o sorriso no rosto durante as aulas têm sido um esforço. Sei bem que uma fatia grande da minha vida deve ser deixada do lado de fora das salas de aula, de preferência trancada, acorrentada, amordaçada e vendada. Já em casa... já na vida...

Nas escolas, quanto ao andamento das aulas, o bonde segue sua nau. Depois de três meses, chegamos ao fim do I bimestre (oi?). E já nos conhecemos melhor, alunxs e eu. Aquele estranhamento inicial, em especial dxs novatxs, passou. Começa agora a parte que me interessa e apraz: confiança, amizade, lealdade... e juntos vamos construindo aos poucos o futuro. De ambas as partes.

Dada a falta de tempo e a melancolia dos últimos dias (meses?), tenho atrasado um pouco as publicações no blog. Mas fico feliz quando alguém pergunta/comenta em sala de aula sobre as atualizações. Fora a quantidade de acessos (controlo pelas estatísticas do site). Estar em contato direto com vocês fora da sala de aula, contribuindo com material e apoio, é fundamental. E tem sido gratificante.

Não vou escrever muito hoje porque são dias de chumbo. Escuros e pesados. E meu riso tem sido forjado, acho. Talvez em breve eu volte a ser quem eu sou, ou quem eu era. Nunca saberei. Nunca saberão. Nunca saberemos/caberemos.


quarta-feira, 16 de abril de 2014

III ano - Text: The Way He Looks / Hoje Eu Quero Voltar Sozinho

Material trabalhado com as turmas de III ano.

"The Way He Looks / Hoje Eu Quero Voltar Sozinho"
 link para DOWNLOAD

Extras:

Trailer do filme:

Curta-metragem (17min) base para o filme:

Semi-Extensivo (Cursinho) - UEG 2013-1 (Obama / Carnival)

Prova da UEG 2013-1 trabalhada com as turmas de semiextensivo.

Link para DOWNLOAD


GABARITO:

01 - B
02 - C
03 - A
04 - A
05 - A
06 - C

domingo, 23 de março de 2014

Diário de Bordo: 17 - 22 de março de 2014

Provas, provas, provas... tudo gira em torno do quanto podemos obter como nota. O que eu aprendi? Lembro-me bem de uma música do Gabriel o Pensador que dizia:

"Manhê!
Tirei um dez na prova
Me dei bem tirei um cem
Eu quero ver quem me reprova
Decorei toda lição
Não errei nenhuma questão
Não aprendi nada de bom
Mas tirei dez (boa filhão!)
 
Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi
Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi
"

 Será que sempre foi assim? Será que as escolas e nós professores somos tão desestimulantes? Não creio... não posso acreditar. Porque tenho colegas de trabalho que são tão fantásticos, tão inteligentes... eu gostaria de ter o privilégio de assistir as suas aulas e aprender com o que eles têm a ensinar, do modo que eles ensinam. 

Semana de prova em algumas escolas. O que mais ouvi foi "vai cair na prova? Vai ter gramática? É 'só' interpretação ou tem mais alguma coisa?". Dane-se uma língua estrangeira, e a nota? E é assim com a matemática, o português, a biologia, a química...

Na faculdade, muita gente, se pudesse, ia embora depois de 1h de aula. Peraí? Seiscentão de mensalidade por uma hora de aula por dia?! Só responder chamada e ir embora? Mesmo?

Que coisa...

---------------

Semana corrida, pra variar. 

Tanto no Fractal quanto no Expressão as coisas todas começam a engrenar aquela rotina clássica. Admito que eu não gosto muito do primeiro semestre, muito longo e cansativo. Já estamos indo para o terceiro mês de aula e ainda estamos tecnicamente no I bimestre.

Tenho ficado cada vez mais instigado pelas turmas de III ano e semi. A obstinação dxs alunxs em conseguir aprovação no vestibular é algo incrível. Não apoio a competitividade. Acho que todxs deviam ter oportunidades. Mas por enquanto, esse é o sistema. O que fazer?

Gosto de ver como muitxs se empolgam com os textos e temas trabalhados em sala. Faz a gente perceber que estamos fazendo escolhas acertadas. E dai acontece aquilo que eu chamo de "caminhar juntxs". A tal parceria que me é tão importante.

Terça, quarta e quinta são os dias mais corridos, trabalhando as manhãs inteiras e muitas aulas à tarde (mais as aulas à noite na faculdade). Lamento ter apenas uma aula por turma nos cursinhos (semiextensivo) e III anos. Todo modo, as turmas (Prevest, Fractal e Expressão) vão muito bem, obrigado : )

Comecei essa semana no Colégio Nova Dimensão. Uma equipe de grandes amigxs e excelentes profissionais. Gente com quem tenho o privilégio de trabalhar em parceria em outras Unidades Escolares também há bem uns 10 anos.

Gostei muito das turmas, por enquanto tão miúdas mas tão cheias de personalidade e vontade. Acho que ali vai ser minha casa por muito tempo. Assim espero. Acredito.

Fizemos algumas fotos com muito bom humor, muita descontração e esperança. É deveras intenso o sentimento de "vamos dar certo do jeito que a gente acredita" que tem rolado entre a equipe. Tanto é que no sábado, acordei cedo para dar aulas para minhas novas turmas e fui animado. Eu que jurei nunca mais trabalhar aos sábados pela manhã... lá estou.

Todos os dias pela manhã, sejam quais forem os problemas ou situações que me acometem nos bastidores, tento subir ao "palco" com sorriso no rosto, disposto a ajudar, com intuito de ensinar, explanar, tirar dúvidas... o "bom dia" é por conta da casa.

Semear tem sido intenso e extenuante. Que venha a farta colheita. Participemos. Vamos celebrar em breve. Juntxs.


sábado, 15 de fevereiro de 2014

Diário de Bordo: 10 - 15 de fevereiro de 2014

Sábado, 13h53. Ainda não conseguir absorver e compreender essa semana.

Na segunda-feira, as aulas no Fractal foram tranquilas. Tive minha primeira aula com a turma do semi-extensivo (cursinho). Alguns rostos conhecidos. Se por um lado isso significa que nem todo mundo passou no vestibular, funil da elite e da "meritocracia" estudantil (ah, quantos excelentes estudantes de fato ficam de fora...), por outro lado é uma prova de que quem quer, não pode desistir. Tem que correr atrás mesmo. É bom ver uns rostos conhecidos. Fico mais à vontade e espero recebê-lxs bem, assim como me sinto bem recebido.

À tarde pude descansar um pouco (tinha ido à Caldas Novas no domingo - ido e voltado no mesmo dia, dirigindo) antes de ir para faculdade.

Terça-feira, Expressão. Leve mudança no meu horário. A janela (aula vaga) continua lá. Aproveito para fazer um social com as pessoas tão bacanas que trabalham na manutenção do colégio. Sem essas pessoas, escola nenhum funciona. Imprescindíveis.

À tarde, primeira aula com a turma do semi-extensivo do Prevest. Sala cheia. Eu sempre crio uma expectativa imensa quanto axs alunxs do "Prevas". Ali trabalhei com alunxs dos mais diversos backgrounds: lojistas, vendedorxs, estudante universitárix, concurseirxs... E a escola fica no centro da cidade, região que venero justamente por misturar (quase) em harmonia tanta gente distinta.

Do centro para o Frac II. Mais semi e mais gente conhecida. A turma pequena (uns 10) tem gente que eu não via desde 2009! Oba! E gente que eu gosto muito, gente bacana. 

Fim da aula, corre pro Frac I. Mais semi. Mais gente conhecida, e agora uma sala cheia, bem cheia.

Existe uma coisa que eu sempre falo sobre turmas de cursinho e que é muito nítido: são turmas atentas. Não estão ali por causa de nota, presença ou diploma de Ensino Médio. Não vejo como se fossem pessoas que não conseguiram, vejo como gente obstinada, gente que quer. Qualquer outra concepção é conjectura, é especulação.

Anoitecendo, um punhado bom de obrigações (provas, listas, atividades pra elaborar/corrigir) me fez faltar à faculdade. E só adiantei metade do serviço. Queria muito que meu corpo, meu organismo, entendesse que eu quero ter mais resistência e ânimo. Fucking 35 :/

Quarta-feira de manhã no Fractal I. Exclusiva para turmas de II ano. Acho que algumas turmas ainda estão longe de entender minha proposta como professor em sala de aula. Compreensível: não me conhecem, não sabem como funciono. Enquanto em algumas salas a aula já flui muito bem, inclusive já em um nível de amizade, em outras, as pessoas parecem ainda só agir sob o calor da autoridade...  como pode, gente? Por quê? Mais ainda: pra que isso? Tirei uma aluna de sala por conta de conversa fora de hora. E essa atitude me assombra até agora. Acaba com minha semana.

Quando eu digo que não acredito em autoridade, é simples: conversa fora de hora, pra mim, não é uma questão de "ouça a quem manda" mas sim de "há alguém falando, vamos ouvir". É um respeito que, inclusive, tem mão dupla, serve pra todxs. Se uma criança de dez ano pode compreender isso, por que não nós que somos adultxs? "réshitégui xatiadu" :/

Tarde/noite: semi no Expressão. Eu estava beeeem pra baixo com a coisa de ter colocado alunx pra fora de sala pela manhã. As turmas do semi foram muito gentis e, sem que soubessem, me deram uma injeção de ânimo. Dizem que tenho, ou desenvolvi, a clássica capacidade de entrar em sala e não transparecer se estou preocupado, tenso, triste, estressado... é um teatro? Ali sou personagens? Ou é a desumanização em prol da mercantilização do saber? Vai saber...

Quinta-feira é um dia interessante: passo a manhã inteira no Fractal II com alunxs que eu desconhecia e com uma galera que é minha desde 2008/2009. Parece uma coisa meio "máquina do tempo". Ainda não desmistifiquei isso na minha cabeça. Mas estou acostumando. E gostando. Eram saudades injustas, acreditem.

À tarde, um semi e o terceirão lotaaaaaaado do Expressão... e uma janela de 2h30 :/ Vale pelas turmas, que são fantásticas... mas tem sido duro aproveitar esse espaço. Pensando em levar uns filmes pra assistir no datashow (ironias?).

O último dia da semana vem com seis aulas. Manhã de sexta-feira no Expressão é cheia. Quatro turmas de I ano e duas de II ano. Tudo como manda o figurino. E um pouco de febre... não sei de onde, não sei porquê.

Sábado veio para estender a semana. A parceria com a professora Suzana, a quem eu admiro muito e adoro, agora no Colégio Dinâmico. A turma pequena, ainda tímida, participou pouco. Ouviam a tudo, responderam quando fiz perguntas... parecem ser pessoas bacanas. Sejamos, então.

De volta pra casa, passei uma boa parte da tarde postando fotos antigas das escolas no Facebook. Têm sido dias nostálgicos, acho.

O corpo, novamente, cobrou o preço. Apaguei na cama enquanto postava as fotos... daqui 24 horas, começa tudo de novo de modo novo.

"Eu tenho pressa e tanta coisa me interessa..."