Mostrando postagens com marcador 2014. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador 2014. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Diário de Bordo de Começo de Semestre: The Next Best Thing

Começa o segundo semestre de 2014. O mais "curto". E logo vêm férias de final de ano, festividades, aprovações em vestibulares... tudo de novo... a mesma rotina há 16 anos.

Com algumas coisas, entanto, não me acostumo nunca, creio. Muito provavelmente porque não sejam suaves. Não precisamos nos acostumar ao que não faz bem.

Fazer escolhas, tomar rumos, pegar estradas novas/diferentes que levam a destinos incertos: tudo tão natural mas ainda assim nos prendemos à zona de conforto e sempre sofremos um pouco (ou  um tanto), seja com o resultado, seja com a duração dessas transições, seu percurso.

No começo do ano, sofri um bocado quando pedi para que reduzissem minhas aulas no Colégio Delos (e reduziram mesmo rararara - é uma risada). Estive lá em junho e foi ai que percebi o quanto somos tolos (professorxs). Nós nos apegamos a alunxs, turmas e colegas de trabalho. A maioria dos outros profissionais se apega ao lucro, a resultados...

Pois então... comentei aqui várias vezes que o primeiro semestre foi muito intenso. Mal tinha horários para fazer as refeições com calma (de fato). Resolvi reduzir bem a carga para esse segundo semestre. Motivos não faltam: minha saúde (passei boa parte das férias indo a consultórios médicos - obviamente não ia ficar postando foto disso no FoiceBook), meus estudos (preciso de tempo para ler, estudar, pesquisar...), a valorização profissional (evito a precarização a todo custo)...

Consigo lidar com rejeição numa boa. Mas para que meu trabalho seja primoroso, preciso estar em harmonia e afinado com o ambiente. Ainda mais com a rotina tão pesada. Vamos deixar as coisas todas mais leves (não menos sérias ou coerentes, ok?) de ambos os lados?

Saio tranquilo. Já era o esperado. E tudo muito respeitosamente, como sempre faço questão que seja. Saio sem bater a porta porque um dia a gente precisa (ou precisam da gente) e é sempre bom quando o tempo passa e as pessoas se reencontram sem mágoa, sem rancor, sem amargura.

Respeito e admiro quem me lidera no trabalho e tenho dessas pessoas respeito e confiança. Tanto que sempre me vali de seus conselhos, suas indicações e não é raro trabalharmos juntos por muitos anos. Juntxs, temos erros e acertos. Tudo muito humano.

Uma vez me disseram que só valorizam profissional que tem abordagem agressiva. Discordo. Não valorizam: temem. Mas dai, qualquer hora, dois "agressivos" batem de frente e vivem um inferno (que em uma empresa pode durar anos!) até que um dê o braço a torcer. Prefiro a leveza, o bom humor, a cortesia, a boa educação, a boa conversa. Alunxs (e professorxs, por que não?) talvez não entendam isso. Acham que é tudo uma disputa onde as pessoas todas ou querem ser respeitadas, ou temidas, ou idolatradas/amadas.

Quero compreender/ser compreendido.

 But I do.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Diário de Bordo: 03 - 07 de fevereiro de 2014

Semana quase cheia: faltam apenas algumas turmas de semi-extensivo (cursinho) para eu conhecer e começar de fato com carga máxima. Talvez o semestre mais pesado de toda minha vida em sala de aula. Será?

Tem sido um pouco complicado, pela proximidade das provas, trabalhar com algumas turmas onde xs alunxs não têm o livro ainda. Tenho me virado, mas... enfim...

Quarta e quinta tive minhas primeiras aulas com as turmas de semi-extensivo (cursinho) do Colégio Expressão. Turmas que parecem muito boas. Alguns rostos conhecidos, o que me faz ter mais vontade ainda de fazer o melhor possível para que se saiam bem.

Ao mesmo tempo que a saudade dxs ex-alunxs do Delos é grande, aumenta a simpatia e o companheirismo pelxs novxs alunxs do Fractal e do Expressão. É um ciclo muito interessante. Sou muito grato por essa parte da profissão. Crio vínculos, laços fortes, e passo a me empenhar mais ainda para que tudo seja feito da melhor maneira possível.

Sim: xs alunxs são clientes das escolas. É de onde vem o nosso dinheiro. Eu xs vejo como parceirxs, porém. É um trabalho em conjunto. Há um (ou vários) objetivo em comum.

A semana, apesar de muito intensa, valeu demais! 

Final de semana eu admiti que sou humano e fui ao cinema ver "Trapaça" (um filme muito bom) com duas queridas da faculdade. No domingo, estrada, sol na pele, bons papos, e amigos de longa data.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Lembrete / Reminder

Amanhã começamos a utilizar os livros nas minhas aulas no Colégio Expressão. Peço a vocês que não se esqueçam de levá-los.

I ano: livro 1 (capa azul / jeans)
II ano: livro 2 (capa laranja / bola de basquete)

See ya!